ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Chuva chega a Corumbá enquanto brigadistas reforçam combate ao fogo

Município registra ventos de 22 km/h e queda gradual na temperatura

Por Silvio de Andrade, de Corumbá | 06/10/2025 18:44
Chuva chega a Corumbá enquanto brigadistas reforçam combate ao fogo
Jovem usa guarda-chuva para transitar na região central de Corumbá; ao fundo, automóvel passa por rua alagada. (Foto: Silvio de Andrade)

A chuva, enfim, chegou a Corumbá e a algumas regiões do Pantanal, trazendo alento e esperança de contribuir para a extinção dos focos de incêndio que, há mais de uma semana, estão devastando a Serra do Amolar, ao norte da cidade, situada a 428 quilômetros de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A chuva finalmente chegou a Corumbá e algumas regiões do Pantanal nesta segunda-feira (6), após meses de estiagem. As precipitações, acompanhadas de ventos fortes e trovões, trouxeram esperança para o combate aos incêndios que devastam a Serra do Amolar há mais de uma semana.Na região da Baía do Castelo, a 90 quilômetros ao norte da cidade, moradores relataram tempo fechado e ventos intensos. O combate aos focos será reforçado com a chegada de 15 brigadistas do Prevfogo, que formarão duas linhas de defesa na área afetada, onde o fogo avança pela fronteira com a Bolívia.

As precipitações eram aguardadas desde o início da tarde desta segunda-feira (6), com a mudança repentina do tempo na região, onde não chove há vários meses. O céu ficou nublado, com ventos fortes, chuviscos e queda de temperatura, de 39°C para 33°C; porém, o clima permaneceu abafado.

Por volta das 18h, a chuva finalmente chegou com rajadas de vento e trovões cortando o céu do Pantanal, perdurando por cerca de 40 minutos e alagando algumas ruas no centro e nos bairros. Após uma trégua, a chuva voltou neste momento com intensidade e ventos de 22 km/h.

No Pantanal, conforme apurou o Campo Grande News, a chuva chegou à região da Baía do Castelo, distante 90 km ao norte da cidade. Moradores próximos à Serra do Amolar, onde ocorrem focos de calor intensos, relataram que o tempo está fechado e venta muito.

“Por enquanto, só chuva de fogo”, ironizaram. Com a situação crítica no Amolar, onde o fogo avança pela borda que faz fronteira com a Bolívia, o combate por terra será reforçado com a chegada de mais 15 brigadistas do Prevfogo (Programa de Brigadas Federais de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais) para a formação de duas linhas de defesa.

“A nossa esperança é que essa chuva chegue até a morraria para debelar esse fogo ou que nos possibilite ter o controle da situação”, disse Ângelo Rabelo, presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), ONG que gerencia várias unidades de conservação naquela região.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.