ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Fim de semana terá calor extremo, ar seco e mudança no tempo em MS

Região oeste pode chegar a 39°C e frente fria traz risco de tempestades no domingo

Por Gabriel Neris | 23/01/2026 06:10
Fim de semana terá calor extremo, ar seco e mudança no tempo em MS
Céu da Capital com algumas nuvens visto do Vivendas do Bosque (Foto: Marcos Maluf)

O fim de semana em Mato Grosso do Sul será dividido em dois atos bem definidos. Sexta-feira (23) e sábado terão tempo firme, sol predominante e calor intenso, principalmente na metade oeste do Estado. Já no domingo, o cenário muda: o avanço de uma frente fria oceânica, somado ao calor acumulado e à presença de uma área de baixa pressão, aumenta o risco de chuvas fortes e tempestades.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O fim de semana em Mato Grosso do Sul será marcado por contrastes climáticos significativos. Sexta-feira e sábado terão tempo firme e calor intenso, com temperaturas chegando a 38°C em Porto Murtinho, enquanto a umidade relativa do ar ficará entre 20% e 40%.No domingo, uma frente fria oceânica provocará mudança no tempo, com previsão de chuvas fortes e tempestades. As temperaturas continuarão elevadas, atingindo 39°C em Porto Murtinho, com ventos entre 30 e 50 km/h. Em Campo Grande, capital do estado, as máximas variarão entre 31°C e 35°C durante o período.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o calor será o principal destaque do período, com umidade relativa do ar baixa e vento moderado a forte em vários momentos.

A sexta começa com tempo estável em todo o Estado. As temperaturas sobem rápido e já colocam o oeste em situação de desconforto térmico. As máximas previstas são de 37°C em Corumbá, 36°C em Aquidauana e 38°C em Porto Murtinho, uma das mais quentes do dia. No norte, Coxim chega a 35°C e Camapuã a 34°C.

No leste, Paranaíba e Três Lagoas registram 34°C. Em Campo Grande, a máxima prevista é de 31°C. No sul, Dourados alcança 33°C, Ponta Porã fica em 30°C e Iguatemi chega a 33°C. Em Anaurilândia, a máxima também é de 33°C.

O sábado mantém o padrão de tempo firme, mas com temperaturas ainda mais elevadas e umidade relativa do ar podendo variar entre 20% e 40%.

Fim de semana terá calor extremo, ar seco e mudança no tempo em MS
Área em amarelo em parte de MS indica risco de baixa umidade do ar (Arte: Inmet)

As máximas sobem para 37°C em Corumbá e Aquidauana, 38°C em Porto Murtinho e 36°C em Coxim. Camapuã, Paranaíba e Três Lagoas atingem 35°C.

Em Campo Grande, os termômetros chegam a 34°C. No sul do Estado, Dourados e Iguatemi marcam 35°C, Ponta Porã segue em 30°C e Anaurilândia alcança 35°C.

Apesar do tempo firme, o calor excessivo pode provocar pancadas isoladas de chuva, com chance pontual de rajadas de vento.

Calor persiste e instabilidade ganha força

No domingo, o calor continua, mas o tempo fica mais instável. A previsão indica aumento de nuvens ao longo do dia e possibilidade de chuvas mais intensas e tempestades, acompanhadas de raios e ventos fortes

As máximas previstas são de 36°C em Corumbá, 37°C em Aquidauana e até 39°C em Porto Murtinho, o pico do fim de semana. No norte, Coxim chega a 36°C e Camapuã a 35°C. No leste, Paranaíba marca 35°C e Três Lagoas sobe para 36°C. Em Campo Grande, a máxima prevista é de 35°C. No sul, Dourados, Iguatemi e Anaurilândia chegam a 36°C, enquanto Ponta Porã atinge 31°C.

Os ventos variam entre os quadrantes leste e norte, com velocidades entre 30 e 50 km/h, podendo superar esse limite durante as tempestades.