ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Incêndio que ameaçava casas próximas à captação de água é controlado

Força-tarefa conseguiu conter o fogo que avançava em direção às áreas residenciais do município

Por Viviane Oliveira | 23/10/2025 09:13


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um incêndio em vegetação às margens do Rio Paraguai, próximo à captação de água de Corumbá, foi controlado na noite de ontem. O fogo, que ameaçava áreas residenciais, mobilizou uma força-tarefa interinstitucional com 36 profissionais, incluindo brigadistas do Prevfogo/IBAMA e militares do Corpo de Bombeiros. A operação envolveu equipamentos especializados e técnicas como abertura de aceiros e monitoramento de pontos quentes, principalmente nas áreas do bairro Cervejaria. A Polícia Militar Ambiental investigará as causas do incêndio.

O Comitê Municipal do Fogo de Corumbá informou que o incêndio em vegetação à margem do Rio Paraguai foi controlado na noite de ontem (22), por volta das 21h30. A ocorrência aconteceu próxima à captação de água do município e avançava rapidamente em direção às áreas residenciais, colocando a população em risco.

O combate incluiu abertura e consolidação de aceiros, resfriamento das bordas do fogo e monitoramento constante de pontos quentes, principalmente nas áreas do bairro Cervejaria conhecidas como Cacimba, Mirante da Capivara e Generoso.

As condições climáticas, com baixa umidade e ventos variáveis, exigiram reforço logístico e revezamento das equipes. Ainda não há detalhes sobre a causa do incêndio. A PMA (Polícia Militar Ambiental) deve conduzir a investigação para apurar como o fogo começou.

Para conter as chamas, foi acionada uma força-tarefa interinstitucional coordenada pelo Comitê Municipal do Fogo, garantindo ação integrada entre os órgãos participantes.

Entre os envolvidos estavam 10 brigadistas do Prevfogo/IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), 8 militares do Corpo de Bombeiros, 2 da Força Nacional de Segurança Pública, 13 brigadistas da Brigada do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) e 3 agentes da Defesa Civil Municipal. Foram utilizados equipamentos especializados, como caminhonetes, bombas costais, abafadores e sopradores.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.