ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Onça filhote não se intimida e abate anta gigante no Pantanal

Elas fazem parte do “Big Five Pantaneiro”, conjunto das espécies mais emblemáticas do bioma

Por Gabi Cenciarelli | 27/08/2025 13:23


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Jovem onça-pintada foi filmada se alimentando de uma anta no Pantanal sul-mato-grossense. O registro, feito na Fazenda San Francisco, em Miranda, mostra o felino, de aproximadamente um ano, consumindo a carcaça do animal, que é maior que ele. Ambas as espécies integram o "Big Five Pantaneiro", grupo que reúne os animais mais representativos do bioma. A cena reforça o papel da onça-pintada como predador de topo de cadeia e regulador do ecossistema local. Especialistas apontam que a presença do felino indica um ambiente preservado, uma vez que a espécie necessita de áreas conservadas para sobreviver. O vídeo foi divulgado pela Maritaca Expeditions, que ressaltou a importância da onça para o equilíbrio biológico da região.

Uma cena da vida selvagem chamou atenção mais uma vez no Pantanal de Mato Grosso do Sul: uma onça-pintada, ainda jovem, foi flagrada se alimentando da carcaça de uma anta, maior do que ela. O momento foi gravado pelo guia Fred Crema, na Fazenda San Francisco Pantanal, localizada em Miranda, a 208 quilômetros de Campo Grande.

Tanto a onça quanto a anta fazem parte do chamado “Big Five Pantaneiro”, grupo das cinco espécies mais emblemáticas do bioma. No vídeo, o felino de aproximadamente um ano aparece roendo o animal caçado, reforçando seu papel de predador de topo de cadeia e regulador natural do ecossistema.

A cena foi divulgada pela página Maritaca Expeditions, que destacou a importância da espécie. “A onça-pintada é espetacular, um predador oportunista e bom de fazer emboscadas, está no topo da cadeia alimentar e é fundamental para manter o controle biológico local, além de ser um indicador de um ambiente preservado”, diz a publicação.

Segundo especialistas, a presença da onça-pintada é um dos principais indicadores de equilíbrio ambiental, já que ela depende de áreas preservadas para sobreviver.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.