Pantanal tem alerta laranja para tempestades com ventos de até 100 km/h
Aviso atinge Aquidauana, Corumbá, Ladário, Miranda e Porto Murtinho
O tempo seco que marcou os últimos dias em Mato Grosso do Sul dá lugar a um cenário de instabilidade no oeste do estado. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja, de perigo, para chuvas intensas na região pantaneira entre as 20h desta quinta-feira (21) e 9h de sexta-feira (22). O aviso prevê acumulados de 30 a 60 milímetros por hora e de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos que podem chegar aos 100 km/h.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O alerta vale para Aquidauana, Corumbá, Ladário, Miranda e Porto Murtinho, municípios que nesta semana também registraram alguns dos menores índices de umidade do país. Aquidauana chegou a marcar 14% de umidade relativa do ar, índice abaixo do registrado no Deserto do Saara, que gira em torno de 16%.
- Leia Também
- Pior que deserto, MS tem 4 municípios entre os menores índices de umidade
- Chuvas constantes provocam variação de 11°C em poucas horas
De acordo com o Inmet, além da chuva forte, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, o instituto orienta que a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos de torres ou placas de publicidade. Também recomenda desligar aparelhos elétricos e consultar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) em caso de emergência.
O alerta acontece no mesmo período em que o estado enfrenta uma sequência de dias com baixa umidade e calor intenso. Nesta quinta-feira (20), quatro cidades de Mato Grosso do Sul apareceram entre os menores índices de umidade do Brasil, conforme medições feitas pelo Inmet. Além de Aquidauana, Sonora e o distrito de Nhumirim marcaram 16%, enquanto Corumbá e Campo Grande chegaram a 18%.
Para esta sexta-feira, ainda haverá áreas com tempo firme, mas a meteorologia aponta condições favoráveis para chuva no sudoeste, oeste e noroeste, com possibilidade de tempestades localizadas acompanhadas de raios e rajadas de vento, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Nas demais regiões, há chance de pancadas isoladas, mas com menor probabilidade.
As temperaturas continuam altas. Em Campo Grande, os termômetros podem alcançar 35°C. No sul e no Cone Sul, as máximas variam entre 29°C e 34°C. No Pantanal e no sudoeste, o calor chega a 38°C, mesma faixa prevista para parte do Bolsão, leste e norte do estado.
A recomendação é de atenção redobrada para quem mora ou circula pela região pantaneira, especialmente no fim da tarde, quando a instabilidade costuma se intensificar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


