Ponto de lazer, cachoeira do Ceuzinho sofre com acúmulo de lixo
Parque turístico chegou a ser anunciado no local em 2023, mas segue no papel
Atrativo na zona rural de Campo Grande, na saída para Rochedo, a cachoeira do Ceuzinho sofre com acúmulo de lixo. Imagens enviadas neste domingo (dia 6) ao Campo Grande News mostram monte de sacolas e embalagens ao pé de árvores, além de espalhados pelo terreno, numa trilha de lixo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Cachoeira do Ceuzinho, localizada na zona rural de Campo Grande, enfrenta problemas com o acúmulo de lixo, incluindo embalagens de alimentos e fraldas descartadas de forma inadequada. A área, que está dentro de uma Área de Proteção Ambiental, sofre com a falta de conscientização dos visitantes. Em 2023, a prefeitura anunciou um investimento de R$ 9,5 milhões para transformar o local em um parque turístico, mas a obra ainda não começou. A prefeitura foi contatada para comentar sobre o andamento do projeto, mas ainda não respondeu.
Os resíduos descartados de forma incorreta têm embalagens de refrigerante, latinhas de cerveja, sobra de alimentos, energético, fralda. A cachoeira fica na APA (Área de Proteção Ambiental) do Córrego Ceroula.
“A galera não tem respeito. No começo, era mais osso de frango porque faziam churrasco e garrafa de água. Mas agora está muito feio. Tem chinelo jogado, fralda suja. Até entre as cachoeiras tem lixo”, afirma a visitante, que pediu para não ter o nome divulgado.
Outra preocupação é com as garrafas quebradas no meio do caminho. “Nesse trecho, eu pego os cachorros no colo por medo deles se cortarem”.
Em 28 de agosto de 2023, portanto há quase dois anos, a prefeitura colocou pedra fundamental no local e anunciou investimento de R$ 9,5 milhões no Parque Turístico Municipal de Campo Grande Cachoeiras do Ceuzinho.
O projeto abrange 28 hectares e inclui quatro cachoeiras. O complexo seria equipado com quiosques, redários, playground, museus, restaurantes e apoio para trilhas.
Em 22 de janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos recebeu licença ambiental, na modalidade licença prévia, com validade de 12 meses a contar de 30 de dezembro para 2024, para atividade de implantação do Parque Turístico Municipal Cachoeiras do Ceuzinho. Essa autorização é o primeiro passo no licenciamento ambiental.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para saber sobre a obra e aguarda retorno.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.