Quente e seco: duas cidades de MS lideram rankings nacionais
Aquidauana e Nhumirim registraram umidade do ar de 24%¨e temperaturas de quase 38°C

A combinação do calor com o tempo seco gera desconforto e pode causar riscos à saúde. Essas foram as condições climáticas deste sábado em pelo menos duas cidades sul-mato-grossenses. Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), divulgados neste domingo (25), Aquidauana e Nhumirim (estação localizada em Corumbá) lideraram o ranking nacional de cidades mais secas do Brasil e o top 10 das cidades mais quentes do país.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Aquidauana e Nhumirim, em Mato Grosso do Sul, destacam-se como as cidades mais secas e quentes do Brasil, com umidade relativa do ar de 24% e temperaturas máximas de 37,9°C e 37,6°C, respectivamente. A Organização Mundial de Saúde recomenda um nível de umidade entre 60% e 80%, e índices abaixo de 20% são considerados emergenciais. As condições climáticas exigem cuidados com a saúde, pois o calor intenso pode agravar doenças cardiovasculares e respiratórias. A região leste do estado está sob alerta amarelo devido à baixa umidade, com riscos de incêndios florestais e problemas de saúde. O alerta foi prorrogado até às 21h deste domingo.
Nas duas cidades, a umidade relativa do ar chegou a 24%. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20%, a situação é considerada emergencial. Os dois municípios também lideram a lista dos lugares mais quentes do país. Em Nhumirim, a temperatura máxima chegou a 37,9°C. Já os termômetros do Portal do Pantanal atingiram 37,6°C.
A dobradinha climática exige cuidados redobrados com a saúde. As altas temperaturas podem exacerbar doenças cardiovasculares, respiratórias e renais. O clima seco causa sintomas agudos nos olhos e nas vias aéreas, compromete a defesa imunológica, fomenta a propagação de doenças virais e intensifica doenças respiratórias crônicas. A orientação é que as pessoas bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Tempo seco – Além de Aquidauana e Nhumirim, mais quatro cidades lideraram o ranking das cidades mais secas do País. Em quinto lugar na lista, Jardim registrou o menor índice, com umidade relativa do ar de 20%. Miranda aparece em sétimo lugar, com registro de umidade relativa do ar de 22%. Já Campo Grande e Porto Murtinho registraram o mesmo índice de Aquidauana e Nhumirim, com 24%.
Alerta – Desde quinta-feira (22), toda a região leste de Mato Grosso do Sul está sob alerta amarelo de baixa umidade do ar. De acordo com o Instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, e há risco de incêndios florestais e à saúde. O alerta foi prorrogado e termina às 21h deste domingo (25).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

