Símbolo de Mato Grosso do Sul, orquídea entra no “acervo” do Bioparque Pantanal
A flor Cattleya nobilior representa a identidade ambiental do Estado
Símbolo de Mato Grosso do Sul e Campo Grande, a orquídea Cattleya nobilior entrou no acervo do Bioparque Pantanal, território de 468 espécies de peixes, no maior aquário de água doce do mundo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), abriga agora a orquídea Cattleya nobilior, flor símbolo do estado. A espécie, doada pela Associação Campo-grandense de Orquidofilia e Ambientalismo (ACOA) e pela Associação da Cattleya Nobilior (ACN), integra um jardim externo, complementando a rica biodiversidade do local, conhecido por abrigar 468 espécies de peixes. A iniciativa visa destacar a importância da preservação da flora regional e permitir que visitantes apreciem a Cattleya nobilior, símbolo de Mato Grosso do Sul desde 2019. A orquídea, originária do Centro-Oeste, reforça a identidade ambiental do estado no maior aquário de água doce do mundo.
A nova e bela atração está num jardim da área externa do local, nos altos da Avenida Afonso Pena. As plantas foram doadas por meio de parceria com a ACOA (Associação Campo-grandense de Orquidofilia e Ambientalismo) e a ACN (Associação da Cattleya Nobilior).
- Leia Também
- Predador colorido chega ao Bioparque Pantanal
- De peixinhos de brinquedo a Bioparque, biólogo realiza sonho de infância
O objetivo do jardim foi reforçar a importância da preservação da flora e oferecer ao público a chance de conhecer de perto espécies que representam a identidade ambiental do Estado.
“Foi durante uma visita ao bioparque que um amigo de fora do Estado me questionou sobre a ausência da espécie no recinto aberto onde ficam os ipês, então acendeu a ideia”, afirma a orquidófila Silvia Saffe Chacha.
A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, ressaltou a relevância da iniciativa. “Ver a Cattleya nobilior, flor-símbolo de Mato Grosso do Sul, ganhar espaço em nossos jardins é mais do que um gesto de embelezamento. É um ato de valorização da nossa identidade, de preservação da biodiversidade e de orgulho cultural”.
A orquídea foi instituída símbolo de Mato Grosso do Sul no ano de 2019. A flor é originária da região Centro-Oeste, principalmente em MS e Mato Grosso, mas também é encontrada no Maranhão e Tocantins.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.