ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Símbolo de Mato Grosso do Sul, orquídea entra no “acervo” do Bioparque Pantanal

A flor Cattleya nobilior representa a identidade ambiental do Estado

Por Aline dos Santos | 06/09/2025 07:58
Símbolo de Mato Grosso do Sul, orquídea entra no “acervo” do Bioparque Pantanal
Orquídea na área externa do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. (Foto: Lara Miranda)

Símbolo de Mato Grosso do Sul e Campo Grande, a orquídea Cattleya nobilior entrou no acervo do Bioparque Pantanal, território de 468 espécies de peixes, no maior aquário de água doce do mundo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), abriga agora a orquídea Cattleya nobilior, flor símbolo do estado. A espécie, doada pela Associação Campo-grandense de Orquidofilia e Ambientalismo (ACOA) e pela Associação da Cattleya Nobilior (ACN), integra um jardim externo, complementando a rica biodiversidade do local, conhecido por abrigar 468 espécies de peixes. A iniciativa visa destacar a importância da preservação da flora regional e permitir que visitantes apreciem a Cattleya nobilior, símbolo de Mato Grosso do Sul desde 2019. A orquídea, originária do Centro-Oeste, reforça a identidade ambiental do estado no maior aquário de água doce do mundo.

A nova e bela atração está num jardim da área externa do local, nos altos da Avenida Afonso Pena. As plantas foram doadas por meio de parceria com a ACOA (Associação Campo-grandense de Orquidofilia e Ambientalismo) e a ACN (Associação da Cattleya Nobilior).

O objetivo do jardim foi reforçar a importância da preservação da flora e oferecer ao público a chance de conhecer de perto espécies que representam a identidade ambiental do Estado.

“Foi durante uma visita ao bioparque que um amigo de fora do Estado me questionou sobre a ausência da espécie no recinto aberto onde ficam os ipês, então acendeu a ideia”, afirma a orquidófila Silvia Saffe Chacha.

Símbolo de Mato Grosso do Sul, orquídea entra no “acervo” do Bioparque Pantanal
Flor representa a identidade cultural do Estado.( Foto: Lara Miranda)

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, ressaltou a relevância da iniciativa. “Ver a Cattleya nobilior, flor-símbolo de Mato Grosso do Sul, ganhar espaço em nossos jardins é mais do que um gesto de embelezamento. É um ato de valorização da nossa identidade, de preservação da biodiversidade e de orgulho cultural”.

A orquídea foi instituída símbolo de Mato Grosso do Sul no ano de 2019. A flor é originária da região Centro-Oeste, principalmente em MS e Mato Grosso, mas também é encontrada no Maranhão e Tocantins.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.