ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 23º

Política

Leite deixa PSDB e Riedel vira único governador da sigla

Em comunicado, líder do Rio Grande do Sul agradeceu pelos 24 anos no partido tucano

Por Gustavo Bonotto | 08/05/2025 19:45
Leite deixa PSDB e Riedel vira único governador da sigla
Eduardo Riedel, Eduardo Leite e Reinaldo Azambuja durante evento do PSDB, ocorrido em 2024. (Foto: Arquivo/Alex Machado)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, oficializou a saída do PSDB na tarde desta quinta-feira (8), após 24 anos na sigla tucana. Com a desfiliação, o partido passa a ter apenas um chefe de Executivo estadual: o governador de Mato Gato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.

No texto endereçado à imprensa e aos filiados, Leite afirmou que tomou a decisão por causa das “circunstâncias do cenário político e eleitoral” e escreveu que seguirá “guiado pelos mesmos valores” que aprendeu na legenda.

Ainda no comunicado, o governador do RS agradeceu ao partido, disse que continua comprometido com a democracia, a responsabilidade fiscal e a justiça social. “O próprio PSDB vive um novo momento”, afirmou, ao mencionar as discussões sobre uma fusão com o Podemos.

Saída do ninho - Dos três governadores eleitos pelo PSDB em 2022, apenas Riedel continua na sigla. Raquel Lyra, de Pernambuco, se filiou ao PSD em março. A filiação de Leite à mesma legenda deve ocorrer nos próximos dias, segundo lideranças gaúchas e dirigentes nacionais.

Ao Campo Grande News, Riedel garantiu que permanecerá no partido. “Ninguém falou que eu vou sair do PSDB. Eu não estou preocupado em sair, porque eu não vou sair do partido”, disse no dia 25 de abril, durante evento na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O governador também afirmou que aguardará os próximos passos da sigla antes de definir seu futuro. A legislação prevê abertura de nova janela partidária em abril de 2026.

Já o ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente da Executiva Estadual do PSDB, disse que não há pressa e que o partido mantém diálogo com outras legendas no Estado. No entanto, o vice-governador José Carlos Barbosa, o "Barbosinha", filiado ao PSD, disse que torce pela mudança de Riedel. “Ficaria muito feliz”, declarou.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias