ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 22º

Política

Na Alemanha, governador defende maior integração entre pesquisa e setor privado

Governador visita o filho em Munique e vê oportunidades para transformar a relação de ensino, pesquisa e PPP

Por Gabriela Couto | 15/04/2025 13:59

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (15), o governador, Eduardo Riedel (PSDB), compartilhou reflexões sobre o papel das universidades públicas na Alemanha e o potencial de integração entre ensino, pesquisa e setor produtivo como caminho para o desenvolvimento regional.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em visita à Alemanha, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou a importância da integração entre universidades, pesquisa e setor produtivo para o desenvolvimento regional. Durante sua estadia em Munique, onde seu filho estuda, Riedel observou a estrutura da Universidade Técnica de Munique, famosa pela colaboração com empresas privadas. Ele comparou o modelo alemão com a Fundação MS e ressaltou a necessidade de fortalecer essa relação no estado. A viagem coincide com o feriado da Semana Santa e durante sua ausência, o vice-governador assume o governo.

A publicação foi feita durante sua visita à cidade de Munique, onde seu filho, Rafael Riedel, cursa mestrado na Universidade Técnica de Munique (TUM).

No vídeo, gravado no campus da instituição, Riedel destacou a estrutura robusta da universidade alemã, que reúne cerca de 50 mil alunos distribuídos em vários campi e se destaca pela forte presença da pesquisa científica, inovação e colaboração direta com empresas privadas.

"O que eu vi aqui é formação técnica, graduação, pós-graduação, muita pesquisa e desenvolvimento. E uma interação muito forte com o mundo privado", disse o governador, ao mencionar inclusive uma cervejaria em funcionamento dentro da universidade, com quase mil anos de existência, como exemplo de cooperação histórica entre a academia e o setor produtivo.

O governador fez uma analogia com a Fundação MS, instituição sul-mato-grossense voltada para o desenvolvimento tecnológico no campo, e apontou o caminho para que o Estado avance nesse modelo de ecossistema colaborativo.

“A principal mensagem que eu carrego daqui é para nós aí no MS: a capacidade da gente integrar esse ambiente de universidade, instituições de pesquisa — como as três unidades da Embrapa que temos — e a iniciativa privada. Essa relação é muito poderosa. E eu vi isso aqui acontecendo”, afirmou Riedel.

A viagem à Europa foi planejada para coincidir com o feriado prolongado da Semana Santa. Riedel embarcou na última sexta-feira (11) para São Paulo, de onde seguiu para a Alemanha. Ao lado da esposa, Mônica, o governador foi visitar o filho Rafael, que está há cerca de um ano no exterior. Também irão se encontrar com a filha Marcela, que está na Europa.

Segundo o próprio governador, a ida a Munique era uma promessa antiga, adiada diversas vezes por compromissos institucionais. O intuito da viagem é conhecer de perto a rotina do filho e os espaços acadêmicos onde Rafael estuda.

Durante a ausência de Eduardo Riedel, quem assume interinamente o governo do Estado é o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD). A licença do governador vai até o dia 20 de abril.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias