ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 27º

Política

Nomes de secretários somem do Diogrande e pastas ficam oficialmente sem comando

Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) irá compor o primeiro escalão gradativamente a partir de segunda

Por Fernanda Palheta | 03/01/2025 09:37
Expediente incompleto da prefeitura no Diário Oficial de Campo Grande desta sexta-feira (3) (Foto: Reprodução)
Expediente incompleto da prefeitura no Diário Oficial de Campo Grande desta sexta-feira (3) (Foto: Reprodução)

Com as mudanças da reforma administrativa implementadas, o Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta sexta-feira (3) foi publicado sem os nomes dos titulares do primeiro e do segundo escalões da nova gestão da prefeita reeleita Adriane Lopes (PP). No documento constam apenas os nomes da chefe do Executivo e da vice-prefeita eleita, Camila Nascimento (Avante).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A prefeita reeleita de Campo Grande, Adriane Lopes, iniciou seu segundo mandato sem divulgar os nomes de seu secretariado, publicando apenas o dela e da vice-prefeita no Diário Oficial. Todos os cargos de primeiro e segundo escalão foram exonerados em dezembro de 2024, com a justificativa de que a nova equipe será anunciada gradativamente, até 10 de janeiro, por meio de contratos que visem cobrar entregas efetivas à população. A demora na nomeação estaria ligada à espera pelo retorno da senadora Tereza Cristina, para definição de alguns nomes chave.

Adriane segue sem anunciar nenhum nome do novo secretariado, que segundo ela será feito gradativamente. Enquanto os nomes não são oficializados, as pastas ficam sem comando, ou seja, não há pessoas com responsabilidade para assinar atos de gestão. A consequência é visível na edição de hoje do documento com apenas sete páginas, sendo seis dedicadas ao termo de posse dos 29 vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande.

Todos os secretários, subsecretários, subprefeitos, procurador-geral, controlador-geral e chefes das autarquias e fundações municipais foram exonerados em um dos últimos atos da prefeita em 2024. A demissão foi publicada na edição do dia 30 de dezembro do Diogrande, com validade a partir de 1° de janeiro de 2025.

Durante entrevista no primeiro dia útil do seu segundo mandato, ela afirmou que começará a divulgar toda sua equipe técnica semana que vem e até o dia 10 de janeiro a gestão já terá sua cara.

Para justificar a demora, Adriane explica que os secretários terão um contrato, forma que encontrou de cobrar entregas para a população, e não conseguiu se reunir com os futuros titulares. “Não tive como conversar individualmente com cada secretário, aí nós preferimos não dar a posse junto”, disse.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Campo Grande afirmou que a ausência dos secretários não prejudicará a população. "Independentemente de nomeações de cargos, as atividades e políticas públicas seguem normalmente, e nenhum serviço será descontinuado. Informações sobre o secretariado serão anunciadas pela prefeita nos próximos dias".

Entre os exonerados, o antigo titular da Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), Marco Aurélio Santullo, aguarda o anúncio da nova administração.

“Ela está montando, chamando um por um, já tem na cabeça tudo estabelecido. Independente de quem for chamado, será o melhor para Campo Grande”, defendeu a articulação da correligionária. Mesmo sem os secretários à frente, Santullo garante que os serviços públicos não ficarão parados.

Provisório – Em edição extra do Diogrande dessa quinta-feira (2), Adriane ainda designou uma servidora efetiva para ficar responsável por guias de diretrizes, lotada na Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), agora vinculada à Secretaria Municipal da Casa Civil.

Outro servidor foi designado para assinar os atos de continuidade dos serviços públicos municipais, como licença ambiental simplificada, licença prévia, licença de instalação, licença de operação, entre outros documentos. A prefeita também nomeou nove servidores para exercer cargo e comissão da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação.

Junto com a exoneração dos secretários, no dia 30 de dezembro, foram exonerados todos os comissionados do município. Apenas diretor escolar, diretor-adjunto, secretário de escola e servidores nomeados para exercer funções específicas nas unidades da Rede Municipal Socioassistencial e as servidoras gestantes foram mantidos.

Demora - Nos bastidores, a informação é que Adriane ainda aguarda a ‘madrinha política’, senadora Tereza Cristina (PP), retornar das férias nos EUA para debater alguns nomes indefinidos. Apesar de seguir na dúvida se mantém alguns aliados da senadora, a prefeita deve respeitar algumas prioridades de Tereza em relação aos compromissos assumidos durante a campanha.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias