ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  30    CAMPO GRANDE 22º

Política

Riedel vai ao Rio de Janeiro para reunião de governadores após operação

Sul-mato-grossense integra comitiva em apoio a Cláudio Castro (PL)

Por Fernanda Palheta | 30/10/2025 07:11
Riedel vai ao Rio de Janeiro para reunião de governadores após operação
Governador Eduardo Riedel (PP) durante o Fórum de Segurança Pública - Elo Brasil SP, realizada no sábado (25) em São Paulo (Foto: Reprodução)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), estará no Rio de Janeiro no final da tarde desta quinta-feira (30) para participar da reunião de governadores após a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou 121 mortos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Governadores de centro-direita se reúnem no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30) em apoio ao governador Cláudio Castro (PL), após megaoperação policial que resultou em 121 mortes nos complexos da Penha e do Alemão. Eduardo Riedel (PP), governador de Mato Grosso do Sul, integra a comitiva. O encontro ocorre após a criação de um escritório emergencial para combater o crime organizado no estado, estabelecido em parceria entre o Ministério da Justiça e o governo fluminense. A iniciativa prevê aumento do efetivo da PRF e maior integração entre as esferas federal e estadual.

Riedel vai desembarcar na capital fluminense às 18h. O sul-mato-grossense faz parte de uma comitiva de governadores de centro-direita em apoio ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Na pauta, também devem ser discutidos os reflexos da operação nos estados afetados pelo crime organizado.

De acordo com a imprensa nacional, também participam do encontro os governadores do Paraná, Ratinho Junior (PSD); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); e do Mato Grosso, Mauro Mendes (União).

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não está confirmado. De acordo com reportagem publicada pelo jornal Metrópoles, o republicano disse a aliados que não participará da comitiva. Ele integrou uma reunião online entre governadores na tarde de ontem.

Escritório emergencial – O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se reuniram ontem e anunciaram a criação de um escritório emergencial para enfrentar o crime organizado no Estado. O objetivo é melhorar a integração entre as esferas federal e estadual. A ideia é que as ações sejam “100% integradas”, para vencer burocracias e respeitar as competências de cada órgão, conforme o governador do Rio.

Lewandowski disse que o governo federal vai aumentar o efetivo da Polícia Rodoviária Federal em 50 agentes nas estradas e o efetivo de agentes de inteligência no Estado. Também foram colocados à disposição peritos e vagas nos presídios federais, caso o governo estadual requisite.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.