ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  29    CAMPO GRANDE 20º

Saúde em Equilíbrio

Dor nos ossos ou nas juntas? Entenda o que pode ser

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 29/07/2025 07:46

Você sabia que a osteoporose é uma condição caracterizada pela diminuição da densidade óssea, o que torna os ossos mais frágeis e propensos a fraturas? Um fato importante sobre a osteoporose é que ela, na maior parte do tempo, não causa dor, especialmente nas fases iniciais. A dor geralmente surge quando ocorrem microfraturas nos ossos, que são pequenas fraturas que podem se formar devido à fragilidade óssea, causando desconforto e dores locais.

Por outro lado, a dor na osteoartrite (artrose) é mais comum e frequente. Essa condição envolve o desgaste da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos nas articulações, levando à dor, rigidez e inflamação, especialmente durante o movimento ou após períodos de repouso.

As tendinopatias são problemas que afetam os tendões — as estruturas que conectam os músculos aos ossos. Essas condições também causam dor, que geralmente é resultante de uso excessivo, pequenas rupturas ou inflamações nos tendões, provocando desconforto e limitações nos movimentos.

Nossa dica de hoje é: Entenda a diferença entre as sensações de cada patologia para que você possa procurar um tratamento adequado para a sua necessidade. A osteoporose é o que chamamos de "Ladrão silencioso"; por isso, é importante realizar os exames de rotina para acompanhar as condições do estado de calcificação dos seus ossos e tomar medidas que favoreçam melhores condições às calcificações ósseas. A osteoporose geralmente não dói até que ocorra uma fratura. Já a artrose e as tendinopatias apresentam dor como sintoma principal, devido ao desgaste, inflamação ou lesões nesses tecidos. A prevenção é a melhor escolha no cuidado de todos esses sintomas.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.