Dor nos ossos ou nas juntas? Entenda o que pode ser
Você sabia que a osteoporose é uma condição caracterizada pela diminuição da densidade óssea, o que torna os ossos mais frágeis e propensos a fraturas? Um fato importante sobre a osteoporose é que ela, na maior parte do tempo, não causa dor, especialmente nas fases iniciais. A dor geralmente surge quando ocorrem microfraturas nos ossos, que são pequenas fraturas que podem se formar devido à fragilidade óssea, causando desconforto e dores locais.
Por outro lado, a dor na osteoartrite (artrose) é mais comum e frequente. Essa condição envolve o desgaste da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos nas articulações, levando à dor, rigidez e inflamação, especialmente durante o movimento ou após períodos de repouso.
- Leia Também
- A repressão sexual pode afetar seu corpo e sua saúde mental
- Cuidar da mente é investir no corpo
As tendinopatias são problemas que afetam os tendões — as estruturas que conectam os músculos aos ossos. Essas condições também causam dor, que geralmente é resultante de uso excessivo, pequenas rupturas ou inflamações nos tendões, provocando desconforto e limitações nos movimentos.
Nossa dica de hoje é: Entenda a diferença entre as sensações de cada patologia para que você possa procurar um tratamento adequado para a sua necessidade. A osteoporose é o que chamamos de "Ladrão silencioso"; por isso, é importante realizar os exames de rotina para acompanhar as condições do estado de calcificação dos seus ossos e tomar medidas que favoreçam melhores condições às calcificações ósseas. A osteoporose geralmente não dói até que ocorra uma fratura. Já a artrose e as tendinopatias apresentam dor como sintoma principal, devido ao desgaste, inflamação ou lesões nesses tecidos. A prevenção é a melhor escolha no cuidado de todos esses sintomas.
(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.