A repressão sexual pode afetar seu corpo e sua saúde mental
Você sabia que a repressão relacionada à sexualidade pode desencadear diversas reações no corpo, afetando tanto o aspecto emocional quanto o físico?
Entre as reações físicas mais comuns estão o aumento da Tensão Muscular. A repressão pode levar à tensão contínua nos músculos, causando desconforto ou dores musculares inexplicadas.
Alterações no Sistema Nervoso: Pode haver um aumento na ativação do sistema nervoso simpático, levando a sintomas como palpitações, sudorese excessiva ou sensação de ansiedade. Problemas de Sono.
Alterações no Sistema Endócrino: Pode ocorrer uma irregularidade na produção de hormônios relacionados ao stress, como o cortisol, e também em hormônios sexuais, como estrogênio e testosterona.
Impacto na Saúde Mental: Pode contribuir para o desenvolvimento de ansiedade, depressão, baixa autoestima e dificuldades de relacionamento, refletindo-se no bem-estar geral.
Também pode levar a consequências emocionais, como emoções reprimidas, frustração, e dificuldades na expressão da própria sexualidade, prejudicando a saúde mental e emocional da pessoa.
Nossa dica de é: Para lidar melhor com informações sobre sexualidade, busque fontes confiáveis e críticas, eduque-se continuamente, converse abertamente com pessoas de confiança e profissionais, respeite seus limites, cuide da sua saúde sexual e se conheça. Dessa forma, você promove uma compreensão saudável e segura sobre o tema, favorecendo o bom desenvolvimento da sua saúde física e mental.
(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.