ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Hospital de MS poderá ter UTI de padrão chinês financiada pelo banco do Brics

Equipamento deve reduzir em até cinco vezes o tempo de espera e será implantado em Dourados

Por Cassia Modena | 19/11/2025 09:14
Hospital de MS poderá ter UTI de padrão chinês financiada pelo banco do Brics
Policlínica do Hospital Regional de Dourados está em funcionamento desde outubro, mas estrutrura principal será inaugurada só em dezembro deste ano (Foto: Divulgação/Governo de MS)

O Hospital Regional de Dourados, que será oficialmente inaugurado em 20 de dezembro deste ano, poderá ganhar UTI (Unidade de Terapia Intensiva) inteligente semelhante a um modelo utilizado na China.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Regional de Dourados, em Mato Grosso do Sul, pode ser contemplado com uma UTI inteligente inspirada em modelo chinês. O projeto faz parte de um investimento de R$ 1,7 bilhão financiado pelo Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, que beneficiará 14 unidades hospitalares no Brasil. A nova UTI utilizará tecnologias avançadas como inteligência artificial, big data e telemedicina, com previsão de reduzir em até cinco vezes o tempo de espera em emergências. O início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2026, após aprovações necessárias dos órgãos competentes.

A unidade foi uma das 14 selecionadas no País a receber o investimento financiado pelo NBD (Novo Banco de Desenvolvimento) do Brics, que está na fase final de avaliação pela instituição financeira internacional.

O empréstimo pleiteado é de R$ 1,7 bilhão, no total, para implantar as UTIs, erguer o Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) e modernizar hospitais de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ).

Se o valor for aprovado, o hospital douradense fará parte da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão, que estará presente em 13 estados, incluindo Mato Grosso do Sul.

Hospital de MS poderá ter UTI de padrão chinês financiada pelo banco do Brics
Parte interna do Hospital Regional de Dourados, ainda não aberta à população (Foto: Divulgação/Governo de MS)

Inteligente - As UTIs vão utilizar tecnologias digitais avançadas como inteligência artificial, big data, telemedicina e monitoramento remoto. A expectativa é reduzir em até cinco vezes o tempo de espera por atendimento em situações de urgência e emergência.

Outros impactos positivos esperados são a redução de erros, a diminuição de custos operacionais e a rapidez no diagnóstico.

Hospital de MS poderá ter UTI de padrão chinês financiada pelo banco do Brics
Lista de hospitais que poderão ter a UTI Inteligente (Imagem: Divulgação/MPO)

Em 13 de outubro deste ano, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Xangai, na China, para visitar o modelo de hospital inteligente que poderá ser copiado.

“Este é o futuro da saúde. Um hospital que acompanha o paciente não só quando está internado ou passando por consultas, mas também depois com assistência e uso integrado de tecnologias avançadas. O paciente volta para casa, o hospital registra todas as suas informações, os médicos debatem os casos e ele espera a consulta. Isso reduz gastos e melhora a qualidade do atendimento. É isso que a Universidade de Beijing nos mostrou hoje com detalhes”, descreveu.

Hospital de MS poderá ter UTI de padrão chinês financiada pelo banco do Brics
Visita do ministro Padilha a hopsital chinês, em outubro (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

Pedido de empréstimo - A proposta foi apresentada em março deste ano ao banco do BRICS e anunciada em julho, durante reunião do grupo no Rio de Janeiro (RJ).

O pedido de empréstimo já foi aprovado pela COFIEX (Comissão de Financiamentos Externos) do Ministério do Planejamento e a previsão é que o NBD dê o aceite até o mês que vem. Após, a documentação passará pela Secretaria do Tesouro Nacional; pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; pela Casa Civil; e pelo Senado.

A contratação e o início das obras estão previstos para o primeiro trimestre de 2026.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais