IPVA de MS oferece desconto de 15% para pagamento à vista até 5 de janeiro
Pagamento à vista garante abatimento e Estado permite parcelamento em até cinco vezes
Os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul podem obter desconto de 15% no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2026. O benefício vale para quem pagar o imposto à vista até o dia 5 de janeiro. A regra se aplica a veículos registrados no Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Quem optar pelo parcelamento pode dividir o imposto em até cinco vezes. As parcelas vencem no último dia útil de janeiro, fevereiro, março, abril e maio. O calendário prevê vencimentos em 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio.
- Leia Também
- Rendimento da Mega da Virada garantiria 2 coberturas de luxo por mês na Capital
- Com menos desconto em 2026, vale a pena pagar à vista ou parcelar o IPTU?
Os boletos começaram a chegar em dezembro pelos Correios. O documento também está disponível de forma online no site da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). Cerca de 870 mil veículos estão sujeitos à cobrança neste ano.
A data para garantir o desconto ocorre mais cedo que em anos anteriores. Em exercícios passados, o vencimento ficava no fim de janeiro. A mudança exige planejamento dos contribuintes logo no início do ano.
O IPVA em Mato Grosso do Sul prevê regras de isenção e redução previstas em lei. Não há cobrança para veículos oficiais, máquinas agrícolas, táxis, ambulâncias, veículos antigos e casos de furto, roubo ou perda total. Também existem benefícios para pessoas com deficiência, frotistas e veículos movidos a GNV.
O Estado mantém alíquotas diferenciadas conforme o tipo de veículo. Automóveis, camionetas e utilitários pagam 3% sobre o valor venal. Motocicletas recolhem 2%, enquanto a alíquota geral varia de 1,5% a 4,5%.
A consulta de valores e a emissão do boleto ocorrem no site da Sefaz. O endereço eletrônico é sefaz.ms.gov.br.


