Mutirão de DNA triplica atendimentos em 2025; quem perdeu ainda pode agendar
Agendamento é feito online ou presencialmente nas unidades da Defensoria Pública
O mutirão “Meu Pai Tem Nome”, realizado no sábado (16) em Campo Grande e mais 14 municípios de Mato Grosso do Sul, teve o número de atendimentos triplicados em relação a 2024, chegando a 298%. Em 2025, foram realizados 358 atendimentos e 130 coletas de material genético (DNA), contra 90 atendimentos no ano passado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O mutirão "Meu Pai Tem Nome", realizado em Campo Grande e em 14 municípios de Mato Grosso do Sul, triplicou o número de atendimentos em 2025, totalizando 358 atendimentos e 130 coletas de material genético. A campanha visa facilitar o reconhecimento de paternidade, incluindo a socioafetiva, de forma gratuita e acessível. A Defensoria destaca que o aumento na participação se deve à maior aceitação da população, uma vez que ter o nome do pai no registro de nascimento possibilita o acesso a pensões alimentícias. Aqueles que não puderam participar podem agendar atendimento pelo site da Defensoria ou presencialmente em unidades específicas.
O objetivo da campanha foi facilitar o reconhecimento de paternidade de forma gratuita, rápida e acessível. A ação não se limita à paternidade biológica, mas também reconhece a paternidade socioafetiva, quando os laços de afeto e convivência são reconhecidos como vínculos familiares.
- Leia Também
- Separadas na infância, irmãs lutam para incluir nome da mãe na certidão
- Aos 95 anos, Zélia tenta incluir o nome do pai na certidão de nascimento
Segundo a Defensoria, o crescimento expressivo se deve ao fato de a campanha estar cada vez mais conhecida e aceita pela população. Afinal, ter o nome do pai no registro de nascimento abre a possibilidade de pensões alimentícias, tornando obrigatório o cumprimento das responsabilidades parentais.
Como participar
Quem não pôde participar do mutirão ainda pode procurar a Defensoria em seu município. O atendimento pode ser agendado pelo site www.defensoria.ms.def.br (no banner “Precisa de Atendimento”) ou presencialmente na unidade da Defensoria, na Rua Arthur Jorge, 779, das 12h às 19h.
Também é possível fazer agendamento nas defensorias localizadas nas Unidades Fáceis do Coronel Antonino, Guaicurus e Aero Rancho, das 8h às 12h e 13h às 17h. Ao agendar, a pessoa recebe informações sobre os documentos necessários para a realização do atendimento.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.