Alunos e professor são premiados após vencerem olimpíada sobre energia
Premiação aconteceu na sede da Energisa, na Capital
Três estudantes de Mato Grosso do Sul foram premiados nesta quarta-feira (14) na ONEE 2022, a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. Participaram da competição alunos e professores de escolas públicas e privadas de todo Brasil sendo que, em MS, foram 2.064 inscritos e 191 medalhas conquistadas.
Os três primeiros colocados do Estado foram presenteados com um notebook e o aluno que ficou em primeiro também recebeu uma bolsa de estudos no valor de R$ 3 mil. Um professor de destaque também foi premiado.
"O setor elétrico é muito complexo e acho que nossos clientes conhecem muito pouco do nosso setor. Hoje o conhecimento, não só na área de energia, é crucial para nosso papel enquanto cidadão”, explicou Marcelo Vinhais, diretor-presidente da Energisa, uma das realizadoras da ONEE 2022, que é uma iniciativa da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Marcelo também destacou a relevância do conhecimento. “As maiores empresas nasceram de ideias a partir do conhecimento. Partindo pela eficiência energética e disseminando esse conhecimento com essa criançada, quem sabe podemos ter aqui um Elon Musk ou um Mark Zuckerberg, pois o Facebook nasceu de universitários de Harvard que queriam se divertir. Isso é o conhecimento", completou o diretor.
"Essa olimpíada é uma sementinha e tem muito a crescer. É um estímulo ao conhecimento. É uma “paredinha”, colocamos os primeiros blocos e tomara que daqui saiam futuros engenheiros e profissionais que possam contribuir para suas famílias, suas cidades", finalizou Vinhais.
Primeiros colocados - Os alunos que ocuparam as três primeiras posições na competição foram o aluno de Campo Grande Yann Matheus Ferreira de Melo, que estuda no Colégio Alexander Fleming, do Grupo Marista, que ficou em 1º lugar; Henrique Biscaro de Sena, que conquistou o 2º lugar e estuda na Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira, também na Capital, e Daiane Santos Carvalho, que ficou em 3º lugar e é aluna da Escola Municipal Ada Moreira Barros, que fica na cidade de Aquidauana, distante 230 quilômetros de Campo Grande.
Da mesma escola onde estuda Daiane saiu o professor que mais se destacou, Darinei Marcos de Lima.
"Nossos alunos foram muito bem nessa olimpíada. Tivemos dificuldades, sim, a maior foi a internet porque somos da zona rural. Então fizemos uma mobilização entre os professores e pegamos internet emprestada. Trabalhamos diuturnamente, mas foi muito lindo. Até chorei de tanta emoção. Levamos 30 medalhas de ouro", compartilhou o professor Darinei.
Também muito feliz, o aluno primeiro colocado, Yann Matheus, agradeceu seus apoiadores. "Quero agradecer muito à minha família que sempre me apoia e aos amigos que sempre estão comigo. Também aos professores e às minhas escolas, e também aos organizadores da olimpíada. Depois dessa olimpíada comecei a me conscientizar mais sobre o consumo e economia. Essa competição também me deu a oportunidade de aprofundar ainda mais sobre esse tema, pois foi bastante diferente", afirmou o estudante. A premiação aconteceu na Energisa, na Capital.