Proposta une presidentes de tribunais com associações de magistrados do país
Eventos acontecerão a cada dois ou três meses; magistrado de MS encara ato como avanço histórico
O Consepre (Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil) anunciou que fará encontros trimestrais entre presidentes de tribunais e associações de magistrados de todo o país. O projeto foi comunicado durante o 14º encontro do conselho, realizado em Rio Quente, Goiás. O evento contou com a participação de todos os presidentes dos Tribunais de Justiça e presidentes das associações de juízes de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O 14º encontro do Consepre, realizado em Rio Quente, Goiás, marcou a criação de reuniões trimestrais entre presidentes de tribunais e associações de magistrados do Brasil, uma iniciativa destacada por Mário José Esbalqueiro Júnior, presidente da Amamsul, como um avanço significativo para o Judiciário. O evento contou com a presença de líderes do Judiciário e autoridades, incluindo o governador de Goiás, e culminou na posse da nova Comissão Administrativa do Consepre. Além disso, foi proposta uma reunião com o presidente do STJ para discutir um congresso sobre a 2ª instância programado para 2025.
Mário José Esbalqueiro Júnior, presidente da Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), ressaltou que a iniciativa representa um marco histórico para os juízes associados do Estado e que o ato fortalece a integração e representatividade entre as instituições.
“É um avanço significativo para as pautas do Judiciário. Pela primeira vez, haverá essa aproximação. Dentro de dois a três meses, novas reuniões serão realizadas e as associações também estarão presentes”.
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Fernandes Martins e o vice-presidente, desembargador Dorival Renato Pavan também marcaram presença no evento.
Na ocasião, foi realizada a solenidade de posse da nova Comissão Administrativa do Consepre. O chefe do Poder Judiciário de Goiás, Carlos França, transferiu o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Francisco Rodrigues de Oliveira. França esteve na liderança de 2022 a 2024.
Além das figuras sul-mato-grossenses, compareceram ao evento o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e os conselheiros do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Marcello Terto e Silva e Bandeira Mello Filho.
O juiz auxiliar da corregedoria nacional de justiça, Lizandro Garcia Gomes Filho, estava entre as pessoas que participaram do 14º encontro. Ele representou o corregedor Mauro Campbell Marques. Além dele, Renata Gil, ouvidora nacional da mulher e conselheira do CNJ e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás, Goiás, Rafael Lara.
O encontro também propôs uma reunião com o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Herman Benjamin, para tratar do congresso sobre a 2ª instância, que será realizado em 2025.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.