Posto de controle na fronteira entre MS e Bolívia passa por descontaminação
Militares da Marinha e do Exército Brasileiro trabalharam mais de duas horas na ação de desinfecção dos prédios da PF e da Receita
O Posto de Fiscalização Esdras, localizado na fronteira de Corumbá com a Bolívia, passou por descontaminação, interna e externa, na tarde desta quinta-feira, dia 16 de abril. A medida de combate e prevenção ao coronavírus foi realizada por militares da Marinha e do Exército Brasileiro.
Ação desta tarde faz parte dos esforços de frear a transmissão do vírus na cidade pantaneira. Por isso, apesar da fronteira estar fechada há quase um mês, o posto foi escolhido para a desinfecção. O local é porta de entrada para os dois países e recebe um fluxo intenso de pessoas diariamente.
A descontaminação começou no prédio da Polícia Federal, depois aconteceu na unidade da Receita Federal e por fim no pátio. Para isso, os militares usaram produtos como hipoclorito, álcool 70%, detergente neutro e álcool isopropílico, destinado a limpeza de equipamentos eletrônicos. A ação durou aproximadamente 02h30.
Ao site Diário Corumbaense, o chefe do Estado Maior da Marinha, Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre Jose Gomes Doria, explicou que a medida complementa outras ações de prevenção que são realizadas e deve acontecer em outros pontos da cidade, e do Estado, que recebem grande fluxo de pessoas.
“É uma ação planejada, e com o levantamento feito, vimos que é um ponto onde há a necessidade desse trabalho. Sabemos que essa área registra grande trânsito de pessoas e de veículos. É mais um trabalho de medida protetiva e de apoio aos órgãos de Segurança e de Saúde Pública engajados nesse combate”.
Ao todo, 30 homens das duas instituições militares participaram da ação. Ainda conforme o site local, eles fazem parte do Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.
Mato Grosso do Sul já confirmou 131 casos de coronavírus e cinco pessoas morreram em decorrência a complicações da doença. Em Corumbá, um paciente de 48 anos testou positivo para covid-19. Ele recebeu alta hospitalar no sábado, 11 de abril, e segue em isolamento domiciliar. No lado boliviano da fronteira, não há casos confirmados.