ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 34º

Direto das Ruas

Uber retira destino de passageiros e motoristas reclamam de “trabalhar às cegas”

Função que sumiu do dia para noite era considerada uma "segurança a mais" para os motoristas

Jhefferson Gamarra | 01/11/2021 14:39
Discussão levantada em grupo de motoristas que enfrentam o mesmo problema. (Foto: Reprodução)
Discussão levantada em grupo de motoristas que enfrentam o mesmo problema. (Foto: Reprodução)

Desde a última sexta-feira (29), motoristas parceiros da Uber, plataforma de corridas por aplicativos, "perderam" o recurso que informa a destino do passageiro antes de iniciar a corrida. Diante da falta da opção no app, muitos deles estão se queixando de ter que "trabalhar às cegas".

As informações sobre o destino da viagem eram exibidas na tela, assim que o motorista aceitasse a viagem. A função havia sido liberada para todos os motoristas do aplicativo em julho de 2020, após várias reivindicações dos motoristas parceiros preocupados com a segurança nas corridas.

Motorista desde 2017, Janaina Pompeo, reclama da insegurança em rodar sem saber o local de destino do passageiro. Por trabalhar na maioria das vezes no período noturno, a profissional alega que tem diminuído o ritmo das viagens.

“Quando o cliente chama, não aparece o destino da região, só mostra quando o passageiro está no carro. Trabalho de noite e sou mulher, não tem como trabalhar às cegas, pois sabemos que tem regiões que são perigosas. Fiquei o final de semana inteiro sem trabalhar por conta disso”, conta Janaina.

Corrida recebida sem mostrar destino do passageiro. (Foto: Reprodução)
Corrida recebida sem mostrar destino do passageiro. (Foto: Reprodução)

Enfrentando o mesmo problema, o motorista Rodrigo Gomes, que há 2 anos dirige pelo aplicativo, reclama dos prejuízos causados pela remoção da opção. “Eu e muitos estamos desde sexta-feira sem trabalhar por questão de segurança. Não temos como sair às cegas pela cidade ir a qualquer bairro, ainda mais quem trabalha a noite. Estamos parando de ficar online e isso vai prejudicar muito tanto motoristas quanto os passageiros. Em grupos de Whats e Facebook, verifiquei que muitos estão com o mesmo problema”, conta.

"Me sinto insegura, essa função é uma segurança a mais pra mim, estou perdendo por não poder rodar, trabalho até tarde e aqui na capital tem bairros perigosos, mostrar o local de destino faz toda diferença para gente”, relata uma motorista de 29 anos, que preferiu não se identificar.

Segundo relatos dos motoristas parceiros, a empresa não esclareceu sobre o “sumiço” da opção de local de destino. Para alguns, informaram que seria apenas um teste na plataforma para evitar cancelamentos, para outros informaram que o sistema estava normal.

A reportagem entrou em contato com a empresa Uber, mas até a publicação desta reportagem, não houve esclarecimento sobre o ocorrido.

Direto das Ruas - A denúncia chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias