ANTT autoriza novo ciclo de duplicação da BR-163 em Mato Grosso do Sul
Obras serão em Campo Grande e mais três municípios e incluem passarela, ponte e melhoria em acessos
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou o início das obras de duplicação, construção de rotatória alongada e regularização de acessos entre os km 454,5 e km 460 da BR-163, em Campo Grande. A intervenção marca a largada do novo ciclo de investimentos da CCR MSVia, da empresa Motiva, após o leilão que manteve a rodovia sob responsabilidade da empresa, em maio deste ano.
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A ANTT autorizou o início das obras de duplicação e melhorias em seis trechos da BR-163 em Mato Grosso do Sul, totalizando aproximadamente 30 quilômetros de intervenções. As obras fazem parte do novo ciclo de investimentos da CCR MSVia, após o leilão que manteve a rodovia sob sua responsabilidade em maio deste ano. O projeto prevê investimentos de R$ 9,5 bilhões até 2043, com R$ 2 bilhões concentrados nos primeiros três anos. Entre as principais intervenções estão 203 km de duplicação, 150 km de faixas adicionais, 23 km de marginais, além da implantação de passarelas, pontos de parada e dispositivos de segurança.
O trecho fica dentro do perímetro urbano de Campo Grande e consta de decisão publicada hoje no Diário Oficial da União. Em março, antes do leilão, a empresa já havia pedido ao Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis) a licença ambiental para duplicação do trecho e as outras obras. A antecipação, conforme informações já divulgadas, foi forma de seguir o cronograma previsto no plano de investimentos no novo contrato concessão.
Além de Campo Grande, a ANTT também autorizou obras em outros cinco trechos da BR-163 em Mato Grosso do Sul, totalizando cerca de 30 quilômetros de duplicações e melhorias.
Entre os trechos autorizados estão em três trechos de Mundo Novo (km 10,41 ao km 11,49 ), (km 28,70 ao km 31,26), (km 7,76 ao km 9,53), com implantação de faixa adicional e acostamentos; Coxim (km 730,36 e km 732,10), implantação de marginal e retorno em U; Itaquiraí (km 80,24 ao km 82,00) implantação de faixa adicional e acostamentos;
As intervenções fazem parte do cronograma de curto prazo do novo contrato, que prevê investimentos de R$ 9,5 bilhões até 2043, sendo R$ 2 bilhões concentrados nos primeiros três anos.
Segundo assessoria da CCR, as obras são referentes ao novo contrato de concessão, que será assinado em agosto, mas afirma que algumas intervenção já foram antecipadas. No caso do trecho em Campo Grande, a concessionária informou que os trabalhos começaram na semana passada.
Entre as principais obras anunciadas pela concessionária estão 203 km de duplicação de vias, a implantação de 150 km de faixas adicionais em pista simples, 23 km de marginais e 467 km de acostamentos, 144 dispositivos e intersecções, 22 novas passarelas de pedestres, 3 PPDs (Pontos de Parada e Descanso), 144 pontos de ônibus e 56 passagens de fauna. Nos primeiros três anos do contrato otimizado, está previsto um investimento de mais de R$ 2 bilhões para obras prioritárias.
No primeiro ano de concessão, o plano de obras inclui intervenções em municípios em Mundo Novo, Itaquiraí, Naviraí, Campo Grande, Anhanduí, Jaraguari, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim. Neste período, o investimento previsto supera R$ 500 milhões, sendo R$ 130 milhões destinados à recuperação de pavimento.
Além das ações de melhoria das condições viárias da BR-163/MS, o novo contrato também prevê investimentos em tecnologia com a implantação de cobertura 4G de internet móvel nos 845,4 km de extensão da rodovia.
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