Associação "caça" pessoas com inteligência acima da média na Capital
Os exames serão feitos no dia 31 de maio em pessoas com 17 anos ou mais

A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País, vai realizar testes em Campo Grande para identificar pessoas com inteligência muito acima da média, popularmente chamadas de “superinteligentes”. Para inscrições, acesse http://www.mensa.org.br.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Mensa Brasil realizará testes de QI em Campo Grande no dia 31 de maio para identificar adultos com altas capacidades intelectuais. Os testes presenciais, conduzidos por psicólogos, destinam-se a maiores de 17 anos que estejam cursando ou tenham cursado o Ensino Superior. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para superdotados, grupo que representa cerca de 5% da população brasileira. A Mensa defende a criação de um sistema nacional de avaliação de inteligência para crianças, visando ampliar o atendimento a essa parcela da população, atualmente com cerca de 5,1 mil membros identificados no país.
Os exames serão feitos no dia 31 de maio em pessoas com 17 anos ou mais, que estejam cursando ou que tenham cursado o Ensino Superior, ainda que incompleto. O local e horário são informados de maneira individual e privada aos inscritos.
Os testes são de forma presencial, com o acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme diretrizes do CFP (Conselho Federal de Psicologia).
Segundo o presidente da Associação Mensa Brasil, Carlos Eduardo Fonseca, identificar essas pessoas superdotadas é uma forma de ajudar o Brasil a se desenvolver.
“Identificar pessoas com inteligência acima da média é uma ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas nas áreas de superdotação/altas habilidades e educação inclusiva, que hoje não alcançam a população a ser atendida. Se cerca de 5% da população é superdotada e menos de 39 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-los”, explicou.
A entidade recomenda aos governos brasileiros a adoção de sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos Ensinos Infantil e Fundamental.
A Mensa possui 5,1 mil brasileiros com altas habilidades identificados no território nacional. Deste total, 2 mil são crianças e adolescentes e 3,1 mil adultos mapeados. A associação é representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.