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Educação e Tecnologia

Maiores de 60 anos são os que mais precisam de "lições" contra fake news

Professora e mestre em Ciência da Informação dá dicas de como identificar e combater fake news

Renata Volpe | 16/01/2023 13:29
Era de fake news se espalham entre público idoso. (Foto: Getty Images, Divulgação)
Era de fake news se espalham entre público idoso. (Foto: Getty Images, Divulgação)

O século 21 e a modernidade trouxeram um boom de informações, produtores de conteúdos, mídias em alta e também as fake news, distribuídas principalmente entre idosos. Porém, para combater as notícias falsas, a educação midiática pode ser um dos caminhos.

"As fake news acabam se espalhando entre os idosos pela vulnerabilidade. As pessoas idosas são de outra geração, não têm hábito de ter muita informação disponível, e uma forma de se integrarem no grupo é entrando nos aplicativos como WhatsApp", explica a professora e mestre em Ciência da Informação, Inara Silva

Ela cita dados que mostram que os idosos têm maior dificuldade de entender o que são fake news, pois não são nativos digitais. “As pessoas acima de 60 anos nasceram antes da internet em um mundo em que a informação era mais escassa e vinha de centro de distribuição de informação de credibilidade, no caso, a mídia”.

Inara lembra que, hoje em dia, muita gente produz e emite conteúdo. “Há uma dificuldade de entender a origem, por isso é importante a educação midiática. É uma forma de preparar as pessoas para consumirem mídia, entender como a mídia funciona, quem emite o conteúdo, aprender mecanismos de buscas”, detalha.

A mestre defende que a sociedade precisa oferecer às pessoas o caminho para saber como consumir esses conteúdos e perceber o que são ou não fake news. “Não só os idosos, mas todo mundo precisa de educação midiática. É preciso aprender a ler os conteúdos digitais, a gente precisa saber diferenciar o que é um fato e uma opinião, saber a origem da informação".

Na avaliação dela, se tiver o mínimo de orientação em relação a isso, muita coisa pode ser combatida, receber uma informação, diferenciar o fato de uma opinião.

"Se eu subo na balança e mostra que eu engordei tantos quilos e eu falo que não engordei. A opinião é o que penso, o fato é que eu engordei. As pessoas precisam aprender a diferenciar o fato de opinião".

E alguns conceitos básicos ajudam a identificar o que é verdade ou mentira.

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O que são fake news - A professora esclarece ainda que as notícias falsas são criadas para tirar o foco de um problema real. “Outro motivo da notícia falsa é promover um candidato político e prejudicar um outro. O grande número de desinformação acaba confundindo as pessoas por conta do excesso. Isso de grande número de informações falsas circulando serve como estratégia para descartar os meios de informação oficial”.

Conforme Inara, como há muitos produtores de conteúdo que concorrem para ser acreditado pelos leitores, uma estratégia são as fake news, para descredibilizar a imprensa. “Os veículos de comunicação que foram sempre aqueles que tiveram a frente da distribuição de informação acabam sendo descredibilizado”.

Por fim, ela pontua que a educação midiática é forma de preparar pessoas para terem condições de consumir informação impressa ou eletrônica. “Esse consumo de maneira crítica, analisar informação, participar disso de forma crítica, tirar do contexto, comparar. Aí vamos ter uma sociedade de consumidores de informação aptos a consumir de maneira consciente e livre, sem ficar escravo de um conteúdo ou outro”.

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