Prefeito conquista fãs durante limpeza da cidade
Na labuta - Faça calor ou frio, o prefeito Marquinhos Trad segue firme e forte no trabalho noturno, ao lado das equipes que estão descontaminando as ruas e locais públicos de Campo Grande, no combate ao coronavírus.
Fãs - Surpresa com a presença dele na noite de quinta-feira, moradora da região do Bairro Tiradentes registrou o momento em que Marquinhos passou pelo local. “Esse é o nosso prefeito...trabalhando junto com a equipe”, comentou.
Cansativo – “Pôxa!”, repetiu o prefeito por pelo menos três vezes na transmissão que fez ao vivo nesta sexta-feira (8) em apelo para a população acatar a recomendação de só sair de casa se for extremamente necessário. Marquinhos demonstrou, como muitas das autoridades, exaustão em ficar repetindo incansavelmente o mantra “fique em casa”.
Firme – O prefeito até elogiou o comportamento do campo-grandense, citando o fato de a cidade estar bem na comparação com o restante do País. “Estamos de parabéns”. Mas disse que, por isso mesmo, a população deve fazer como um lutador aguerrido de boxe. “Não pode baixar a guarda, para correr o risco de levar um soco e cair estatelado no chão”, comparou.
Esperem – Pessoas flagradas fazendo festas, a despeito das recomendações de isolamento social, também receberam um puxão de orelha do mandatário. “Não façam festas”, sugeriu. Segundo ele, depois que passar a crise de saúde, todo mundo vai “se abraçar” e comemorar os resultados.
Comissões - Os deputados estaduais definiram o comando de mais oito comissões permanentes e duas especiais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Neste ano, não houve disputa acirrada como em 2019, quando para definir o comando da Comissão de Segurança, por exemplo, foi preciso votação.
Continuidade - Algumas comissões em contato com o setor produtivo ficaram com os mesmos deputados na chefia. Márcio Fernandes (MDB) segue à frente da Comissão de Agricultura e Renan Contar (PSL) e Eduardo Rocha, no comando da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio. Pedro Kemp (PT) e Neno Razuk (PTB) irão comandar os trabalhos no grupo de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas.
Sem representação - Sem deputada estaduais desde fevereiro de 2019, o grupo que trata da Defesa dos Direitos da Mulher e de Combate à Violência Doméstica ficarão sob o comando dos deputados Carlos Alberto David (sem partido) e Marçal Filho (PSDB).
Prejudicado – Definidas agora, as comissões serão afetadas como todo País está, por causa da pandemia de novo coronavírus. Todo o trabalho segue “virtual” na Casa de Leis, para evitar contato físico e transmissão do vírus.
Eu também – O que também não para é a enxurrada de presos tentando liberação da prisão por risco de contrair o novo coronavírus. Em geral, os pedidos estão sendo negados, como ocorreu nesta semana com o policial federal Everaldo Monteiro de Assis, alvo da Operação Omertà, contra organização criminosa. Assis está na prisão desde setembro do ano passado e teve habeas corpus pedindo negado pelo Tribunal de Justiça.
Tentativa – A Defensoria Pública também incluiu o temor da covid-19 como motivo para soltura de Roselaine Tavares Gonçalves, 40 anos, presa por ocultação do cadáver do comerciante José Leonel Santos. Ele foi morto e enterrado no quintal de casa. A filha de Roselaine, Yasmin Natasha Gonçalves Carvalho, 19 anos, também está na cadeia.