ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Amigos criam projeto que conecta tradição pantaneira e eletrônico

Para dar vida a esse som, o BLX convidou músicos que representam a cultura local.

Por Thailla Torres | 03/07/2025 07:53
Amigos criam projeto que conecta tradição pantaneira e eletrônico
Duo BLX, formado pelos amigos André X e Leca Harper. (Foto: Charlene Bitencourt)

O duo BLX, formado pelos amigos André X e Leca Harper, lançou o EP Electrosounds, que mistura música eletrônica com elementos tradicionais de Mato Grosso do Sul. O trabalho tem quatro faixas e já está disponível em plataformas como Spotify e Deezer.

A ideia do EP surgiu depois que os dois, amigos de longa data, voltaram a se encontrar após a pandemia. Eles sentiram falta de uma música eletrônica que conversasse com as raízes da região, mas sem cair no óbvio.

“Uma coisa que sempre achei que estava em abstinência na nossa região é a música eletrônica envolvida nas nossas tradições”, diz André X. “O estilo tem essa magia de poder se fundir a tudo, e nós adoramos um bom desafio. Fizemos um brainstorm com temas do nosso cotidiano e buscamos um caminho autoral, mas longe do clichê.”

Para dar vida a esse som, o BLX convidou músicos que representam a cultura local. Participam do EP nomes como Adilson Big Fernandes, com o berrante; Ossuna Braza, na harpa; Renã Nonnato, com a gaita; Sérgio Dorneles, na viola; e Kinho Guedes, no baixo.

“O processo foi uma alegria”, conta Leca Harper. “Todos os músicos toparam o desafio e nos surpreenderam com a entrega. Já temos experiência com essa fusão desde os tempos da banda Casa4, então aplicamos uma metodologia que dá liberdade criativa, mas com direção. O resultado é único: um EP com identidade, que não copia nem se acomoda.”

O EP Electrosounds tem as faixas “Águas do Pantanal”, “Terrário”, “Fogo e Desejo” e “Pôr do Sol”. Ele pode ser ouvido pelo link.

O trabalho foi viabilizado com apoio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, por meio de edital do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias