ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  09    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Em concurso cômico, melhor lésbica ganhou cortador como prêmio

Evento performático saiu da internet, foi para o Parque das Nações e transformou estereótipos em celebração

Por Natália Olliver | 09/11/2025 08:15

Lésbicas “performáticas” ganharam um cortador de unha como prêmio de um evento que nasceu na internet e foi para o mundo real. O encontro, que já aconteceu em outras cidades do Brasil, tem objetivo de exagerar e debochar da imagem que muitas pessoas criam sobre elas. Com tom cômico, as participantes misturaram brincadeira e verdade diante da plateia. Teve sapatão maior que o pé, ecobag, arte, violão, brincos de tesoura e amor de seis meses que rendeu 4 gatos. Com risadas elas mostram o "manual da lésbica".

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Encontro de lésbicas realizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, reuniu participantes para celebrar e debochar de estereótipos. Com tom cômico, as participantes levaram objetos simbólicos como cortadores de unha, ecobags, violão e livros, misturando brincadeira e realidade.O evento, inspirado em iniciativas semelhantes de outras cidades, busca criar um ambiente descontraído para fortalecer a comunidade lésbica local. As participantes compartilharam histórias pessoais e receberam prêmios simbólicos, como engradado de cerveja e kit de manicure, em uma celebração que une humor e representatividade.

O evento aconteceu neste sábado (8), no Parque das Nações Índígenas. Aqui, elas serão apresentadas apenas pelo primeiro nome. Dudi, estudante de Psicologia, participou para incentivar o movimento na comunidade lésbica, que ainda é pequena na cidade e no Estado. Levou bótton com a bandeira lésbica e um mosquetão com vários itens de significado.

“É para ser engraçado, cômico e exagerado. São elementos especiais para a comunidade lésbica. Não me senti envergonhada, eu sei que a gente pode ser zoada, mas a gente tem que combater a violência que sofre. Esses espaços fortalecem a nossa união”, contou.

Quando a timidez foi embora, participantes contaram histórias de namoros que começaram com menos de um mês e “eu te amo” ditos sem data, mudanças e gatos. O que muitos dizem, que as lésbicas não esperam para serem felizes e estar com quem amam, virou piada e celebração.

Uma delas diz que uma das coisas lésbicas que fez foi começar um relacionamento, a morar juntas com seis meses. A união resultou em quatro gatos. "Trouxe ecobag pintada à mão”, comenta.

Luana levou inúmeros itens até o "palco" improvisado. Aluna de artes visuais, os quadros pintados por ela não podiam faltar. Ela também levou um violão, acessórios como abridor de garrafa, um sapato maior que o pé e meias do filme Shrek. Ela conta que pinta as próprias roupas.

"Vim performar um pouco. Trouxe alguns elementos: trena porque trabalhei em obra, abridor de garrafa e cortador de unha. Eu achei legal porque o público gosta de participar e se expressa e se sente mais à vontade ao redor de pessoas como você.”

Eduarda é uma das organizadoras do evento. Ela explica que a ideia veio de iniciativas de outros lugares e que o objetivo é criar um momento de descontração, em que as pessoas consigam conversar e se conhecer.

“A questão performática surgiu pra questionar: você faz isso porque quer chamar atenção ou faz isso porque gosta mesmo? As pessoas começaram a tomar isso pra si, dizer ‘se você acha que sou performática, vou fazer isso e exagerar’.”

Segundo ela, a proposta é debater os estereótipos sem o peso do assunto. “Cada um pode ser o que quiser e se expressar da forma que deseja. Quanto mais você se expressar e mais performático for, melhor".

O prêmio também veio de inspiração de outros eventos pelo mundo e casou com a proposta. "Foram um engradado de cerveja, um maço de cigarro e um kit de cortador de unha e lixa. É uma brincadeira. A gente acha que é legal ter um ambiente onde as pessoas possam se expressar, fazer amizade e ver que você não está sozinho.”

Ela estava de K-pop, mas, segundo ela, veio “dela” a ideia de estar toda de rosa.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.