ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Ciclone passou por Campo Grande sem causar estragos, informa Defesa Civil

Fenômeno passou às 3h30 e provocou apenas chuvas isoladas, sem registro de intercorrências

Por Izabela Cavalcanti | 08/11/2025 17:12
Ciclone passou por Campo Grande sem causar estragos, informa Defesa Civil
Tempo fechado na Avenida Afonso Pena, na manhã de sábado (Foto: Marcos Maluf)

A Defesa Civil emitiu comunicado informando que o ciclone extratropical passou por Campo Grande na madrugada deste sábado (08), mas sem causar estragos. Não necessariamente o fenômeno causa danos, dependendo de alguns fatores como intensidade, local de formação e velocidade de deslocamento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O ciclone extratropical que passou por Campo Grande na madrugada de sábado (08) não causou danos significativos, segundo a Defesa Civil. O fenômeno provocou apenas chuvas isoladas na região, mantendo condições climáticas estáveis. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para tempestade e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul. A temperatura em Campo Grande caiu de 27°C para 18°C, com previsão de ventos de até 100 km/h e chuvas intensas até domingo (09).

“Passou por nossa região por volta das 3h30 da madrugada, provocando apenas chuvas isoladas, sem registro de intercorrências ou danos no município. Até o presente momento, Campo Grande encontra-se livre de qualquer alteração climática significativa, mantendo condições estáveis e seguras”, diz o comunicado.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já havia adiantado ao Campo Grande News que o fenômeno passou pelo Sul do Estado na madrugada e perdeu a força na manhã de hoje.

Na noite de ontem (7), outro fenômeno, um tornado com ventos de 250 km/h, atingiu o estado do Paraná, deixando cinco mortos e pelo menos 430 feridos.

Os ciclones são formados por sistemas de baixa pressão. Eles “puxam” o ar quente e úmido da superfície e o empurram para cima, formando nuvens de chuva. Ciclones extratropicais surgem do contraste de temperatura entre massas de ar quentes e frias. Neste caso específico, o fenômeno vem do Paraguai.

A população de Campo Grande pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou pelo WhatsApp (67) 2020-1389.

Ciclone passou por Campo Grande sem causar estragos, informa Defesa Civil
Mapa mostra alerta de tempestade em parte de Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/Inmet)
Outro alerta - Conforme o Inmet, Mato Grosso do Sul está em alerta para tempestade e declínio de temperatura. À 1h, Campo Grande estava com 27°C, caindo para 18°C no início da manhã; às 9h chegou a 21°C e, agora, está com 23°C. Os dois avisos seguem vigentes até domingo (9).

O alerta de tempestade para 17 municípios prevê ventos entre 60 e 100 km/h e chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao dia, além de queda de granizo.

Estão na lista: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.