ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Mais animados que muito novinho, idosos estreiam como modelos

Desfile da Primavera teve maquiagem, tapete vermelho e um grupo empolgado desfilando sob muitos aplausos

Por Clayton Neves | 07/10/2025 07:15

Aos “80 e uns anos”, como ela mesma responde ao ser questionada sobre a idade, dona Maria Pereira de Carvalho estreou no mundo das passarelas ao lado de dezenas de colegas que vivem no Asilo São João Bosco. Com animação de deixar muito novinho para trás, eles viraram modelos por algumas horas durante o Desfile de Primavera, uma ação social com direito a tapete vermelho estendido para a turma.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Idosos do Asilo São João Bosco, em Campo Grande, participaram do Desfile de Primavera, evento que transformou os moradores em modelos por um dia. Entre os participantes, destaca-se Maria Pereira de Carvalho, com mais de 80 anos, e José Sebastião Filho, de 95 anos, que viveram sua primeira experiência nas passarelas. A iniciativa, que contou com voluntários para maquiagem e música ao vivo, trouxe momentos de alegria para os cerca de 90 idosos residentes. O asilo, que sobrevive com ajuda da comunidade, utiliza aproximadamente 400 fraldas diárias e busca constantemente apoio para manter suas atividades.

“A gente se sente viva. Tem lugar que o velho é jogado de lado e o que a gente quer é ser considerado ser humano normal”, comentou a professora aposentada depois de desfilar diante da plateia formada por colegas, voluntários e funcionários.

Para dona Maria, o momento de descontração trouxe leveza para o dia. “Quando a gente fica velho, volta a ser criança. Nem sabe se tá bonito, se tá feio. Mas o importante é brincar e eu sou animada”, disse.

Mais animados que muito novinho, idosos estreiam como modelos
Professora aposentada, dona Maria disse que se sentiu viva com desfile. (Foto: Osmar Veiga)

Músico, o paulista Paulo Mello dos Reis, de 69 anos, já provou, na juventude, a energia de ser admirado por uma plateia. Durante a pandemia, as sequelas do segundo AVC o levaram ao Asilo São João Bosco, onde é cuidado. No Desfile da Primavera, ele diz que pôde reviver um pouco da emoção das apresentações.

“Não é só o Macron que passa no tapete vermelho. Eu também passei”, brincou. Paulo ainda pediu que a trilha sonora incluísse Raul Seixas, para relembrar os velhos tempos. “Eu era guitarrista de jazz rock, tocava em festivais no interior de São Paulo. Fiz até violão clássico e toquei em concerto. Hoje, mesmo aqui, a música não me larga”, contou.

Ao refletir sobre o envelhecimento, Paulo deixou um conselho sincero e carregado de experiência de vida. “Os jovens precisam cuidar da saúde. Não pense que não vai chegar a essa idade, porque chega e chega rápido. Por isso, não fiquem com medo de viver ou receio de fazer o que tem vontade. Tem que meter a cara na vida”, a aconselha.

Mais animados que muito novinho, idosos estreiam como modelos
Idosos tiveram dia diferente e cheio de animação no asilo. (Foto: Osmar Veiga)

Na passagem pela passarela, seo Raul Antônio Cordeiro, de 76 anos, não conseguiu conter o choro de emoção. “Ah, passou uma emoção mesmo. Fiquei muito emocionado. É bom ver as pessoas aqui, dá uma alegria”, resumiu o idoso que vive há quase 1 ano na casa.

Aos 95 anos José Sebastião Filho também teve sua primeira vez como modelo, prova de que nunca é tarde demais para viver novas experiências.  “Foi bom, porque nunca passei numa passarela. Daqui a um dia eu vou morrer, mas vai ficar lembrado o que eu fiz”, comentou.

Para a presidente do Asilo São João Bosco, Isislene Magalhães, cada gesto de descontração faz diferença na rotina dos idosos. “O que nós podemos proporcionar a eles aqui é alegria e felicidade. Eles já doaram tanto à sociedade. Então, aqui não é um lugar para ser triste; tem que ser feliz”, afirmou.

Mais animados que muito novinho, idosos estreiam como modelos
Seu Raul se emocionou ao passar pela passarela. (Foto: Osmar Veiga)

Ela lembra que até os detalhes viram motivo de emoção. “Tem uma idosinha, a Tonha, que gosta sempre de estar com a unha feita. Outro dia ela estava nervosa porque a mão dela não estava arrumada. Quando chegou o dia do desfile, ela me mostrou toda orgulhosa que tinha feito a mão. É nessas pequenas coisas que eles mostram gratidão”, detalha.

O Desfile de Primavera foi possível graças a uma rede de voluntários que levou maquiagem, lanche e música ao vivo para animar a tarde. Atualmente, o asilo abriga cerca de 90 idosos e sobrevive com a ajuda da comunidade. Só de fraldas, por exemplo, são utilizadas 400 por dia.

“A sociedade é fundamental para manter esse trabalho, mas, mesmo que não possa ajudar com algo material, pode doar tempo para estar com eles em algum momento. O voluntariado é muito importante”, reforça a presidente.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News