ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  30    CAMPO GRANDE 35º

Comportamento

Sem ligar para julgamento, Maureti não abre mão de sua extravagância

De máscara e roupas extravagantes, Maureti conquista público e espalha sorrisos em Rio Verde

Por Clayton Neves | 30/08/2025 07:36

Na cidade de Rio Verde, quando se vê uma figura cheia de cores, roupas extravagantes e uma máscara que cobre parte do rosto sabe que Maureti chegou. Muito além de uma personagem drag queen, essa é a expressão de liberdade de Jorge Mauro, 56 anos, que escolheu viver com alegria, autenticidade e sem medo de julgamentos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Jorge Mauro, de 56 anos, dá vida à drag queen Maureti em Rio Verde, expressando sua liberdade através de roupas coloridas e extravagantes. Sua jornada no universo drag começou nos anos 1990, em São Paulo, quando essa arte ainda era pouco conhecida no Brasil. Além de animar festas e eventos, Jorge dedica-se aos cuidados da mãe de 95 anos e de uma irmã com deficiência. Apesar de enfrentar preconceitos, mantém-se firme em sua autenticidade, apoiado pela fé e pelo amor familiar. Ele também aconselha jovens sobre a importância do diálogo familiar e da preparação para enfrentar desafios sociais.

“Eu me sinto uma drag caricata, que diverte e faz com que as pessoas riam. Me sinto ótimo sendo o que sou, vivendo minha verdade e nada me atinge, nem os olhares tortos”, afirma. Seguro de si, Maureti afirma ter entendido que felicidade é não pedir licença para ser quem se é.

Jorge Mauro morou em várias cidades até se mudar para Rio Verde, durante a pandemia. Segundo ele, a paixão pelo universo drag começou ainda nos anos 1990, quando viveu em São Paulo, em uma época onde a arte ainda engatinhava no Brasil.

Sem ligar para julgamento, Maureti não abre mão de sua extravagância
Maureti tem 56 anos e se diz feliz por sua autencidade. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Lá nos Estados Unidos já se ouvia falar das drag queens, mas aqui, em 92, 95, ainda era bem pouco. E já nessa época eu quis ser bela, belíssima. Aí o nome veio de Mauro para Maureti e pegou”, brinca.

Desde então, o artista passou a animar festas, fazer presenças VIP em eventos e ganhar espaço com seu humor espontâneo. “Eu não desrespeito ninguém, pelo contrário, o que faço é me divertir e fazer o povo dar risada”, afirma.

Por trás da irreverência de Maureti, existe o cuidado diário de Jorge Mauro com a mãe, de 95 anos, e uma irmã que tem um grau de deficiência. Para ele, amor à família e a fé são o que sustentam sua autoestima e confiança. “O que mais me incentiva a ter pés no chão é a família, principalmente Deus”, destaca.

Apesar da popularidade na cidade, ele ainda enfrenta olhares atravessados e comentários preconceituosos. Mas não deixa que isso o abale. “Quando a gente tem muita coragem, autoestima, quando a gente vê beleza em nós mesmos, nada disso importa. Ergo a cabeça, faço minha passarela e sigo a vida", diz.

Sem ligar para julgamento, Maureti não abre mão de sua extravagância
Jorge Mauro é quem dá vida ao personagem Maureti. (Foto: Arquivo Pessoal)

Maureti também aconselha jovens que passam pelo mesmo desafio de buscar aceitação. “Uma vez falei para um grupo que me pediu conselho: vocês têm que sentar com seus pais e ter uma longa conversa para que exista apoio dentro de casa. Porque fora a história é outra. Não é fácil ser homossexual e precisamos estar preparados para enfrentar o mundo", comenta.

Sem abrir mão se ser o que é, Mauro carrega uma mensagem de coragem, amor próprio e resistência. “Eu sou comunicativo, expressivo, quero ver gente, quero sair. Faço minhas animações, mas, acima de tudo, quero que as pessoas sejam feliz", finaliza.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.