Passeio cultural gratuito vai revelar história de Corumbá
Projeto 'Andanças do Patrimônio' quer ouvir opiniões sobre a criação do Plano Setorial Nacional de Cultura
Quem estiver a passeio em Corumbá nos dia 15 e 16 de maio e quiser saber um pouco mais sobre a história da cidade, pode participar do Projeto 'Andanças do Patrimônio '. A atividade está marcada para ter início às 16h do segundo dia e faz parte da programação do FAS (Festival América do Sul). O passeio é gratuito.
O evento terá quatro eixos de debate, no dia 15 as palestras sobre redes de fortalecimento e territórios; patrimônio cultural para e pelo povo; fazendo a roda girar e patrimônio cultural acontecem no Centro de Convenção Pantanal - Miguel Goméz, das 8h às 18h.
O projeto é uma iniciativa do IPHAN para estimular as pessoas, tanto autoridades quanto a comunidade, a conhecerem os pontos turísticos e saber o que eles significam para além das construções.
Outro objetivo é voltado à escuta ativa e à participação social. Aqui o intuito é construir coletivamente o SNPC (Sistema Nacional de Patrimônio Cultural).
A proposta é reunir contribuições para a criação do 1º Plano Setorial Nacional de Patrimônio Cultural chamado de PNSPC e do Marco Regulatório do sistema. Esses documentos vão orientar políticas públicas, ampliar a transparência e fortalecer a gestão participativa do patrimônio cultural tanto da cidade sul-mato-grossense quanto no país.
Essa edição é realizada em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a FUPHAN (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá).
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.