ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  30    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Dourados tem 20 mm de chuva, mas acumulado do mês fica abaixo do esperado

Em dia de alerta de temporal do Inmet, precipitação desta tarde chegou sem ocorrência de ventos

Por Helio de Freitas, de Dourados | 30/01/2026 14:09
Dourados tem 20 mm de chuva, mas acumulado do mês fica abaixo do esperado
Chuva na tarde desta sexta-feira na área central de Dourados (Foto: Leandro Holsbach)

Considerado um dos mais chuvosos do ano, janeiro só termina neste sábado, mas dificilmente o volume de precipitação esperada para o mês deve ser alcançado na região de Dourados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Janeiro de 2026 em Dourados registrou 121 milímetros de chuva até o momento, ficando abaixo da média esperada de 165 milímetros para o período. Apesar da precipitação de 20 milímetros em 40 minutos registrada na sexta-feira (30), o volume mensal deve ser o mais baixo dos últimos três anos. Segundo dados da Embrapa Agropecuária Oeste, que monitora as chuvas na região desde 1980, o recorde de precipitação para janeiro foi em 2021, com 345 milímetros. A cidade está sob alerta do Inmet para chuvas intensas até sábado (31).

Na tarde desta sexta-feira (30), a maior cidade do interior teve chuva considerável, com 20 milímetros em 40 minutos. Entretanto, a média de janeiro ainda não foi alcançada.

De acordo com o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, a chuva esperada para o primeiro mês do ano era de 165 milímetros. Com a precipitação de hoje, o volume chega a 121 milímetros. Seria preciso uma chuva superior a 40 mm neste sábado para bater a meta.

As estatísticas da Embrapa mostram que apesar de ter chovido de forma regular na região, o volume de janeiro de 2026 deve ser o mais baixo dos últimos três anos. Em janeiro de 2023, foram 196 mm, no ano seguinte foram 152 mm e no ano passado a chuva ficou bem perto da média do mês – 164,8 milímetros.

A Embrapa Agropecuária Oeste registra o volume de chuva em Dourados desde 1980. Nesses 36 anos, o janeiro mais chuvoso foi o de 2021, com 345 milímetros. O mais seco foi em 1992, com apenas 37,4 milímetros, média parecida com o período de inverno.

Dourados está na área de alerta de chuvas intensas, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso, com grau de severidade de “perigo potencial” segue até às 10h deste sábado (31).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.