Ibama monitora tuiuiús em Ladário após incêndio em área de proteção
Mãe e filhotes tiveram ninho protegido por aceiro feito pelo Prevfogo
Três tuiuiús passaram a ser monitorados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul após o ninho quase ser atingido por um incêndio.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Ibama monitora três tuiuiús em Ladário, Mato Grosso do Sul, após seu ninho quase ser atingido por um incêndio na Área de Proteção Ambiental Baía Negra. A brigada do Prevfogo precisou criar um aceiro ao redor da árvore para proteger as aves, símbolo do Pantanal. Uma equipe especializada em fauna do Ibama realiza visitas diárias para acompanhar a saúde da mãe e seus dois filhotes. A medida foi tomada após o sucesso da operação que impediu que as chamas atingissem o ninho da família de tuiuiús.
Conforme divulgado, o ninho foi localizado durante o combate ao incêndio que atingiu a Área de Proteção Ambiental Baía Negra, em Ladário. Para proteger as aves, símbolo do Pantanal, a brigada do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) precisou abrir um aceiro em volta da árvore.
- Leia Também
- MS lidera emissões de carbono por incêndios no Brasil
- Ibama entrega SamuVet para atender animais silvestres em MS
Após a criação da faixa de segurança, as chamas não atingiram o ninho. Desde então, a mãe e os filhotes recebem visitas diárias de uma equipe de fauna do Ibama. O acompanhamento é necessário para verificar a saúde das aves.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.