ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

MS institui plano para reduzir emissões de carbono na agropecuária até 2030

Governo estima mitigar 79,7 milhões de toneladas de CO₂ com práticas sustentáveis no campo

Por Kamila Alcântara | 19/08/2025 09:10
MS institui plano para reduzir emissões de carbono na agropecuária até 2030
Gado em meio ao pasto e floresta de eucalipto na Fazenda Santa Vergínia, em Santa Rita do Pardo (Foto: Fazenda Santa Vergínia)

O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, nesta terça-feira (19), a criação do Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, que recebe a sigla ABC+ MS 2020–2030.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governo de Mato Grosso do Sul lançou o Plano Estadual ABC+ MS 2020-2030, que visa reduzir as emissões de carbono na agropecuária e adaptar o setor às mudanças climáticas. A iniciativa, publicada no Diário Oficial do Estado, tem como meta mitigar 79,7 milhões de toneladas de CO₂ equivalente até 2030. O plano prevê a recuperação de pastagens degradadas, implementação de sistemas integrados de produção e incentivo ao plantio direto. Também contempla o uso de bioinsumos, manejo de resíduos animais e irrigação sustentável, alinhando-se às diretrizes das políticas nacional e estadual sobre mudanças climáticas.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado e busca alinhar a produção agropecuária ao desenvolvimento sustentável, com foco na redução de gases de efeito estufa e no aumento da eficiência produtiva.

O plano estabelece ações para recuperar pastagens degradadas, ampliar sistemas integrados de produção, incentivar o plantio direto, bioinsumos, florestas plantadas, irrigação sustentável, manejo de resíduos da produção animal e terminação intensiva. De acordo com a resolução, o potencial de mitigação é de 79,7 milhões de toneladas de CO₂ equivalente até 2030.

A iniciativa segue diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima e da Política Estadual de Mudanças Climáticas, além de integrar esforços com o Plano ABC nacional, criado para consolidar uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura.

O Grupo Gestor Estadual será responsável por acompanhar e revisar as metas ao longo da execução.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.