ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

MS tem alerta vermelho para novo risco de tempestade

Estado tem 29 municípios em situação de risco, segundo aviso da meteorologia

Por Gabriel Neris | 17/10/2025 09:19


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de "grande perigo" para tempestades no Mato Grosso do Sul, com previsão de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos que podem ultrapassar 100 km/h, além de possível queda de granizo.O alerta, válido das 20h de sexta-feira às 10h de sábado, abrange 29 municípios da região sul do estado. Na quinta-feira, cinco cidades já registraram danos causados por temporais, incluindo quedas de árvores e tombamento de caminhão, com ventos que atingiram 101 km/h.


O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novos alertas para risco de chuva intensa e temporal, entre eles um de cor vermelha, com risco de “grande perigo”. Isso significa dizer que o volume de chuva pode atingir os 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros no dia, e as rajadas de vento ultrapassar os 100 km por hora. Também há risco de queda de granizo.

Pelo menos cinco municípios do Estado foram atingidos por tempestade na quinta-feira e algumas localidades registraram estragos, como queda de árvores, placas e até tombamento de caminhão. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os ventos atingiram velocidade máxima de 101 km por hora.

Conforme aviso do Inmet, o alerta vermelho entra em vigor às 20h desta sexta-feira e vai até às 10h de sábado, e está concentrado no sul do Estado.

MS tem alerta vermelho para novo risco de tempestade
Sul de MS em alerta vermelho para risco de temporal (Arte: Inmet)

A lista de municípios em alerta são Amambai, Aral Moreira, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

As orientações do Inmet são para que a população desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia; em caso de enxurras, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos; procure abrigo e evite permanecer ao ar livre; e acione à Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).