ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 32º

MiAuNews

Cadela boxer desaparece em Mato Grosso e dono pede ajuda até em MS

Nala faz tratamento contra o câncer, e tutores oferecem recompensa a quem a encontrar e devolver

Por Bruna Marques | 25/11/2025 15:41
Cadela boxer desaparece em Mato Grosso e dono pede ajuda até em MS
Nala, a boxer branca que está desaparecida, em uma de suas últimas fotos antes do sumiço (Foto: Arquivo pessoal)

A cadela boxer Nala desapareceu na sexta-feira (21) na região da Fazenda Santa Cecília, em Itiquira, em Mato Grosso. Apesar de ter sumido no estado vizinho, o advogado e pecuarista Urbano Paulo Santi, 60 anos, acredita que o animal possa ter cruzado para Mato Grosso do Sul, já que a propriedade fica a cerca de 14 km de Sonora.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Cadela boxer chamada Nala desapareceu na última sexta-feira na Fazenda Santa Cecília, em Itiquira (MT). O proprietário, Urbano Paulo Santi, acredita que o animal possa ter cruzado a divisa com Mato Grosso do Sul, já que a propriedade fica próxima ao rio que separa Itiquira de Sonora. Nala tem 7 anos, faz tratamento contra câncer e apresenta cicatrizes no corpo. A cadela escapou junto com outra boxer, Maya, que conseguiu retornar. O dono oferece recompensa e disponibilizou o contato (67) 99922-6680 para informações sobre o paradeiro do animal.

Segundo Urbano, moradores e trabalhadores rurais circulam com frequência entre as duas regiões, o que amplia as chances de que alguém tenha visto a cadela.

Nala tem 7 anos, faz tratamento contra o câncer há cinco, apresenta cicatrizes no lado direito do corpo e no pescoço. Quando descapou, estava acompanhada de outra boxer, a irmã dela, Maya.

As duas teriam passado por porteira deixada aberta por um funcionário e entrado em um piquete ao qual normalmente não têm acesso. De lá, seguiram para a estrada usada por moradores para caminhadas.

Vizinho do pecuarista relatou ter visto as duas cadelas juntas na tarde daquele dia, a cerca de 800 metros da rodovia. Apenas Maya conseguiu retornar para casa, exausta.

Cadela boxer desaparece em Mato Grosso e dono pede ajuda até em MS
Nala (à esquerda) ao lado de Maya, sua companheira inseparável (Foto: Arquivo pessoal)

Urbano conta que, por causa do tratamento, Nala pode ter ficado sem forças para voltar. Ele avalia que alguém pode ter recolhido o animal para ajudar, já que a cadela é dócil.

A preocupação é grande pelo local onde a cadela sumiu. “Aqui ao redor, o pessoal das fazendas está com máquina passando veneno nas plantações de soja, então os tratores passam em tudo e não a veem.”

A família vive dias de tensão. A esposa de Urbano está profundamente abalada, diz ele, ao lembrar da trajetória de cuidados com a boxer. A cadela já enfrentou cirurgias na garganta e na paleta por conta de nódulos, mas, à primeira vista, aparenta boa saúde.

O dono oferece recompensa a quem encontrar Nala. A aposta dele é que a grande circulação entre Itiquira e Sonora possa trazer pistas. Ele pede que moradores das duas regiões fiquem atentos a qualquer indício.

“Minha esperança é que alguém de Sonora a tenha visto. A gente gosta muito dela. Depois de tudo o que ela enfrentou com o câncer, o vínculo ficou ainda maior”, afirmou.

Informações sobre o paradeiro da cadela podem ser repassadas a Urbano através do número de Whatsapp (67) 99922-6680.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.