ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Câmara aprova 11 projetos, mas adia votação de veto ao orçamento de 2026

Entre as iniciativas aprovadas estão a regulamentação de datas comemorativas e o programa de empreendedorismo

Por Ketlen Gomes | 28/08/2025 14:14
Câmara aprova 11 projetos, mas adia votação de veto ao orçamento de 2026
Vereadores durante sessão ordinária desta quinta-feira, que aprovou 11 projetos de lei. (Foto: Divulgação/CMCG)

Estava na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Campo Grande, a votação do veto parcial ao Projeto de Lei nº 11.777/25, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do Município de 2026. A proposta é de autoria do Executivo, mas não chegou a ser apreciada pelos vereadores. O motivo da retirada não foi informado pela assessoria da Casa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Câmara Municipal de Campo Grande adia votação de veto ao orçamento de 2026. A proposta, de autoria do Executivo, estava prevista para ser analisada na sessão desta quinta-feira (28), mas foi retirada da pauta sem justificativa oficial.Apesar do adiamento, os vereadores aprovaram onze projetos, incluindo a criação da Política Municipal de Incentivo ao Jovem Empreendedor e o Programa Jovem Embaixador da Sustentabilidade. Também foram aprovados projetos que estabelecem critérios para a criação de datas comemorativas e a instituição do Dia Municipal do Johrei, além de títulos de "Visitante Ilustre".

Apesar do adiamento, os parlamentares aprovaram 11 projetos. Entre eles, duas propostas voltadas à juventude: a criação da Política Municipal de Incentivo ao Jovem Empreendedor e o Programa Jovem Embaixador da Sustentabilidade.

Em regime de urgência e única discussão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 11.592/25, do vereador Maicon Nogueira (PP), que institui a Política de Incentivo ao Jovem Empreendedor. A medida se baseia na Lei Federal nº 12.852/2013 e busca fomentar a cultura empreendedora entre os jovens, reconhecendo sua importância econômica e social. A iniciativa também prevê programas de microcrédito voltados ao público.

Do mesmo autor, foi aprovado o Projeto de Lei nº 11.744/25, que cria o Programa Jovem Embaixador da Sustentabilidade. O objetivo é capacitar jovens para atuarem como multiplicadores na redução da produção de lixo e no incentivo a práticas sustentáveis, dentro dos princípios do conceito Lixo Zero.

A seleção será aberta a moradores de Campo Grande com idade entre 15 e 21 anos, matriculados ou egressos da rede pública de ensino médio ou superior, que demonstrem capacidade de liderança, participação comunitária e engajamento em ações sociais.

Já em segunda discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 11.473/24, do vereador Otávio Trad (PSD), que estabelece critérios para a criação de datas comemorativas no calendário municipal. A proposta segue o modelo da Lei Federal nº 12.345/2010, que exige relevância social, cultural, religiosa ou profissional para a instituição de novas datas.

Outro projeto aprovado, em primeira discussão, foi o de nº 11.698/25, de autoria do vereador Flávio Pereira Moura, conhecido como Cabo Almi (PSDB) e também assinado por Roberto de Avelar, o Beto Avelar (PP), que institui o Dia Municipal do Johrei, a ser celebrado em 15 de junho. O Johrei é descrito como método de canalização da energia espiritual, considerado uma prática de oração capaz de transformar desarmonia em harmonia espiritual e material. Os demais projetos aprovados foram todos títulos de "visitante ilustre".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.