ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 32º

Política

Deputados aprovam isenção dos municípios de taxas da Junta Comercial

Medida pretende assegurar isonomia entre entes federados no acesso a certidões

Por Fernanda Palheta | 21/08/2025 12:11
Deputados aprovam isenção dos municípios de taxas da Junta Comercial
Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sessão desta quinta-feira (21) (Foto: Reprodução)

Os deputados estaduais aprovaram nesta quinta-feira (21) o Projeto de Lei 192/2025, que autoriza a Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul) a isentar órgãos públicos municipais do pagamento de taxas por serviços prestados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprova isenção de taxas da Junta Comercial para municípios. Projeto de Lei 192/2025, de autoria do Governo Estadual, visa igualar os municípios aos demais entes federativos, dispensando-os de custos para acesso a documentos. Governador Eduardo Riedel justifica a medida como forma de garantir tratamento isonômico e facilitar o cumprimento de obrigações legais pelas prefeituras. Deputados também aprovaram, em discussão única, o Projeto de Lei 73/2025, que declara a Associação de Pequenos Produtores Rurais da Gleba Ubiratã, localizada em Ivinhema, como Utilidade Pública Estadual. A proposição é de autoria do deputado estadual Caravina (PSDB). As aprovações ocorreram na sessão desta quinta-feira (21).

O texto apresentado pelo Governo do Estado este mês faz parte de um pacote de projetos enviados pelo Governo do Estado que visam ajustar normas já existentes e garantir mais eficiência no ordenamento jurídico estadual.

A ampliação da isenção busca garantir isonomia entre os entes federados no acesso a certidões e outros documentos emitidos pela Junta. Na justificativa, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), reiterou o objetivo de assegurar tratamento igualitário às prefeituras no cumprimento de suas atribuições legais, sem gerar custos adicionais.

Em única discussão, os deputados ainda aprovaram o Projeto de Lei 73/2025, de autoria do deputado Caravina (PSDB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação de Pequenos Produtores Rurais da Gleba Ubiratã, com sede e foro no município de Ivinhema.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.