Anvisa alerta: celulares e relógios podem silenciar avisos de glicose
Essas interferências não afetam a medição em si, mas é perigoso para quem precisa monitorar as alterações
Relatos de usuários que não ouviram alarmes de aplicativos de monitoramento contínuo de glicose em celulares e relógios inteligentes levaram a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a emitir um alerta de segurança. Segundo o informe, divulgado nesta terça-feira (20), configurações dos próprios aparelhos podem interferir no som dos avisos emitidos em casos de hipoglicemia (baixa glicose) ou hiperglicemia (alta glicose).
RESUMO
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A Anvisa alerta para o risco de celulares e relógios inteligentes silenciarem alarmes de aplicativos de monitoramento contínuo de glicose. Configurações como modo "não perturbe", economia de bateria e conexões Bluetooth podem suprimir os avisos sonoros de hipoglicemia e hiperglicemia. A agência recomenda atenção às atualizações dos sistemas operacionais, verificação das configurações de alerta e volume, e confirmação dos níveis de glicose em caso de sintomas. Falhas nos dispositivos devem ser relatadas à Anvisa por usuários, via e-Notivisa, e por profissionais de saúde, pelo sistema Notivisa.
Esses monitores funcionam por meio de sensores aplicados na pele e enviam dados para aplicativos instalados em smartphones ou smartwatches. O problema é que o sinal sonoro pode ser suprimido por recursos como o modo "não perturbe", "soneca", economia de bateria ou conexões com dispositivos Bluetooth, como fones de ouvido sem fio ou sistemas de som automotivos.
Essas interferências não afetam a medição em si, mas comprometem o alerta que deveria avisar o usuário sobre mudanças perigosas na glicose. Em alguns casos, o aviso sonoro sequer é emitido.
A orientação da Anvisa é para que os usuários fiquem atentos às atualizações automáticas dos sistemas operacionais dos aparelhos, pois elas também podem interferir no funcionamento dos aplicativos ou até torná-los incompatíveis.
É importante checar as configurações de alerta, o volume do som e, em caso de sintomas de alteração na glicose, confirmar os níveis com o sensor ou recorrer à glicemia capilar. Procurar atendimento médico também é recomendado, se necessário.
Casos de falha ou problemas nos dispositivos devem ser comunicados. Usuários podem relatar no e-Notivisa, enquanto profissionais de saúde devem utilizar o sistema Notivisa.
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