ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Saúde e Bem-Estar

Sem histórico de consumo no País, adoçante Alulose tem venda proibida

Ingrediente é considerado novo e empresa não apresentou avaliação exigida pela Anvisa

Por Geniffer Valeriano | 23/12/2025 06:55
Sem histórico de consumo no País, adoçante Alulose tem venda proibida
Consumidor segura adoçante com venda permitida no Brasil (Foto: Arquivo Campo Grande News)

Com ingredientes não autorizados no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda e a distribuição de todos os lotes do produto Alulose, da empresa Sainte Marie Importação e Exportação. A medida também veta a propaganda e o uso do item no País.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e propaganda do produto Alulose, da empresa Sainte Marie Importação e Exportação, por conter ingredientes não autorizados no Brasil. A substância não consta na lista de adoçantes ou ingredientes alimentares permitidos pela agência.Para obter autorização, produtos sem histórico de consumo no país precisam passar por avaliação prévia da Anvisa, que analisa documentação técnico-científica para garantir a segurança do processo de fabricação e os níveis adequados para consumo.

Segundo a Anvisa, a alulose não pode ser utilizada como adoçante ou ingrediente alimentar em território nacional, pois não consta na lista de substâncias permitidas pela agência reguladora.

A resolução ainda detalha que alimentos e ingredientes sem histórico de consumo no Brasil são classificados como “novos”. Nesses casos, é obrigatória a avaliação prévia da Anvisa antes da comercialização.

Para que o produto possa ser autorizado, a empresa interessada precisa apresentar documentação técnico-científica para análise da Agência. A partir dessa avaliação, é verificado se o processo de fabricação não resulta na presença ou concentração de substâncias que possam causar danos à saúde, além de analisar se a indicação de consumo respeita os níveis considerados seguros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.