Sem histórico de consumo no País, adoçante Alulose tem venda proibida
Ingrediente é considerado novo e empresa não apresentou avaliação exigida pela Anvisa
Com ingredientes não autorizados no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda e a distribuição de todos os lotes do produto Alulose, da empresa Sainte Marie Importação e Exportação. A medida também veta a propaganda e o uso do item no País.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Segundo a Anvisa, a alulose não pode ser utilizada como adoçante ou ingrediente alimentar em território nacional, pois não consta na lista de substâncias permitidas pela agência reguladora.
A resolução ainda detalha que alimentos e ingredientes sem histórico de consumo no Brasil são classificados como “novos”. Nesses casos, é obrigatória a avaliação prévia da Anvisa antes da comercialização.
Para que o produto possa ser autorizado, a empresa interessada precisa apresentar documentação técnico-científica para análise da Agência. A partir dessa avaliação, é verificado se o processo de fabricação não resulta na presença ou concentração de substâncias que possam causar danos à saúde, além de analisar se a indicação de consumo respeita os níveis considerados seguros.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


