ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Lei sancionada endurece penas por furto de fios e equipamentos elétricos

Apenas no primeiro semestre deste ano, em Campo Grande, a região central registrou 859 casos

Por Kamila Alcântara | 31/07/2025 15:36
Lei sancionada endurece penas por furto de fios e equipamentos elétricos
Fios apreendidos pela Guarda Civil Metropolitana durante operação contra furtos (Foto: Divulgação)

Foi sancionada nesta terça-feira (29) a Lei nº 15.181/2025, que aumenta as penas para crimes como furto, roubo e receptação de fios, cabos e equipamentos usados no fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicação. A pena pode chegar a 16 anos de prisão e será dobrada em casos que envolvam calamidade pública ou interrupção de serviços essenciais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Nova lei sancionada aumenta penas para furto, roubo e receptação de fios e equipamentos elétricos, podendo chegar a 16 anos de prisão. A legislação prevê punição dobrada em casos de interrupção de serviços essenciais ou calamidade pública. Em Campo Grande, o problema é expressivo, com 859 registros de furtos apenas no Centro no primeiro semestre de 2025. Em 2023, foram furtados mais de 15 mil metros de fios de cobre, gerando prejuízo superior a R$ 200 mil aos cofres municipais.

A legislação, publicada no Diário Oficial da União, transforma essas práticas em crimes qualificados. Quem for flagrado furtando esse tipo de material pode ser condenado a até 8 anos de prisão. Em caso de roubo, a pena varia de 6 a 12 anos, e para receptação qualificada, de 6 a 16 anos. Em todas as situações, também há previsão de multa.

Nova norma também prevê punição dobrada para casos em que os crimes interrompam serviços públicos ou envolvam sabotagem a equipamentos de telecomunicação. No entanto, foi vetado o trecho que isentava concessionárias de energia de responsabilidade quando houvesse interrupção no serviço por causa desses crimes. Segundo o governo federal, essa exclusão poderia reduzir a segurança mantida pelas empresas e prejudicar o consumidor final.

Impacto local - Em Campo Grande, o furto de fios é um problema constante, especialmente na região central. Somente no primeiro semestre de 2025, o Centro liderou as ocorrências com 859 registros, seguido pelo bairro Amambaí (225) e Aero Rancho (203).

Relatório recente do Campo Grande News mostrou que, em 2023, foram furtados mais de 15 mil metros de fios de cobre, causando prejuízos de mais de R$ 200 mil aos cofres municipais. A Guarda Civil Metropolitana apreendeu 70 metros de fios furtados em novembro do ano passado e, em 2024, já atendeu 234 ocorrências envolvendo esse tipo de crime. Neste ano, também foi apreendida 1,5 tonelada de fios de cobre.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) declarou que vai regulamentar as responsabilidades das concessionárias para reforçar a proteção da infraestrutura e a segurança nas instalações. A agência também destacou o compromisso com a continuidade do serviço e a proteção ao consumidor.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.