Com 13º e festa na praça, segurança será reforçada para conter furtos no Centro
Polícia Militar intensifica presença nas áreas comerciais e de lazer durante período de maior movimento

Com a chegada do 13º e a programação festiva na Praça Ary Coelho, a segurança em Campo Grande será reforçada para conter furtos e roubos. A PM (Polícia Militar) apresentou nesta quarta-feira (19) o plano da Operação Boas Festas, que ampliará o policiamento no fim de ano, período de maior movimento no comércio e em áreas de lazer. O anúncio foi feito no Comando da Polícia Militar.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Polícia Militar de Campo Grande anunciou o plano da Operação Boas Festas, que reforçará a segurança na cidade durante o período de pagamento do 13º salário e festividades natalinas. A ação, que ocorrerá de 3 de dezembro a 4 de janeiro, visa conter furtos e roubos em áreas de maior movimento comercial. O reforço no policiamento incluirá escalas extraordinárias e equipes dedicadas ao policiamento preventivo, com foco especial na Praça Ary Coelho e Rua 14 de Julho, principais locais dos eventos natalinos. A operação também contemplará atenção ao trânsito e casos de violência contra a mulher, utilizando sistema de monitoramento por câmeras.
Segundo o coronel Emerson de Almeida Vicente, comandante do CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), a estratégia prevê ampliação dos setores de atuação, escalas extraordinárias e equipes dedicadas exclusivamente ao policiamento preventivo.
A operação começa oficialmente em 3 de dezembro e segue até 4 de janeiro, com acompanhamento de eventos e adaptação do efetivo conforme a demanda. Antes disso, a partir de 29 de novembro, o Centro da cidade se transforma na Vila do Natal, que contará com shows, espetáculos circenses, atrações culturais, decoração especial e sorteio de apartamentos. A Praça Ary Coelho será o principal palco das apresentações, que incluem nomes como Ana Paula Valadão, Di Ferrero, DJ Jiraya Uai e artistas locais.
A Rua 14 de Julho, iluminada para o período, volta a receber a tradicional Parada Natalina. Os pontos que concentram a programação estão entre as áreas mapeadas como prioritárias para reforço policial. Segundo o coronel Emerson, os crimes contra o patrimônio seguem como principal preocupação nesta época do ano.
Embora os roubos tenham caído 22% nos primeiros dez meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado, os furtos tiveram alta de 2,7%. A PM também ampliará a atenção ao trânsito, especialmente a motociclistas e pedestres e a outros tipos penais, como casos de violência contra a mulher.

Ainda conforme o comandante, o policiamento ordinário será mantido. O reforço ocorrerá por meio de escalas extras, participação de cadetes em estágio, utilização de efetivo administrativo e ampliação das equipes destinadas ao trabalho preventivo, sem impacto no atendimento do 190.
O Copom (Centro de Operações Policiais Militares) seguirá com apoio de câmeras de segurança e a Prefeitura trabalha para integrar novos equipamentos ao sistema de monitoramento da cidade. A corporação também acompanha as saídas temporárias de presos no fim do ano, aguardando informações da Agência Penitenciária e do Judiciário para reforçar a vigilância em áreas mais sensíveis.
“A prioridade é a presença massiva da instituição nos locais de maior movimento, inibindo a prática de delitos e garantindo resposta imediata quando necessário”, afirmou o comandante.
O presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, reforçou a parceria com a Polícia Militar neste período. “Estamos preocupados com os furtos noturnos e com a segurança dos trabalhadores no retorno para casa. Orientamos nossos associados a sempre registrar boletins de ocorrência, porque esses dados são essenciais para o planejamento e a proteção da região”, declarou.
Conselheiros municipais de segurança das sete regiões da cidade também apresentaram demandas, pedindo reforço policial nas vias de maior circulação e nos corredores gastronômicos, como as avenidas dos Cafezais, Jerônimo de Albuquerque, Coronel Antonino, Júlio de Castilhos, além da Rua da Divisão, entre outras.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


