ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Juiz manda prefeitura fazer plano para recuperar estrada no Chácara dos Poderes

Moradora diz que via tem buracos, erosões e dificulta trânsito de moradores e a coleta de lixo

Por Silvia Frias | 20/01/2026 11:06
Juiz manda prefeitura fazer plano para recuperar estrada no Chácara dos Poderes
Caminhão ficou atolado na NS-08 esta manhã, na Chácara dos Poderes (Foto: Marcos Maluf)

Determinação da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos determinou prazo de 30 dias para que o Município de Campo Grande apresente um plano técnico emergencial para conter a degradação da Estrada NS-08, na região da Chácara dos Poderes, sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Justiça determinou que a Prefeitura de Campo Grande apresente, em 30 dias, um plano técnico emergencial para conter a degradação da Estrada NS-08, na região da Chácara dos Poderes. O descumprimento acarretará multa diária de R$ 1 mil. A ação, ajuizada em novembro de 2025, aponta problemas como erosões e buracos que prejudicam o acesso de moradores e serviços essenciais. A prefeitura alega realizar manutenções periódicas, mas não apresentou documentos comprobatórios. A concessionária de limpeza urbana também manifestou dificuldades na coleta de resíduos devido às condições da via.

A decisão foi proferida no dia 16 de janeiro pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan e publicada nesta segunda-feira, 20 de janeiro, no Diário da Justiça. O processo foi ajuizado em novembro de 2025.

Na ação, a autora, a moradora Gabriela Grechi de Carvalho, aponta que a estrada apresenta erosões, buracos e condições precárias de tráfego, dificultando o acesso de moradores, veículos de emergência e serviços públicos, além de comprometer a coleta de lixo. Ao analisar o pedido de tutela de urgência, o magistrado entendeu que não caberia, neste momento, impor a execução imediata de obras definitivas, mas considerou necessária a adoção de medidas emergenciais para evitar o agravamento dos danos.

Com isso, determinou que o Município apresente um plano contendo diagnóstico preliminar da situação, medidas provisórias de contenção, cronograma, responsáveis técnicos e prazos estimados, deixando claro que a decisão tem caráter preventivo e não antecipa o julgamento do mérito.

Juiz manda prefeitura fazer plano para recuperar estrada no Chácara dos Poderes
Moradora reclama de buracos e erosão na estrada (Foto: Marcos Maluf)

Nos autos, a prefeitura alegou que a manutenção da estrada ocorre de forma periódica, com serviços de patrolamento e cascalhamento, incluindo intervenções realizadas no início de novembro de 2025. No entanto, segundo o juiz, não foram juntados documentos capazes de comprovar essas ações recentes, o que fragilizou a argumentação apresentada.

A concessionária C.G. Solurb Soluções Ambientais SPE Ltda também se manifestou no processo. A empresa afirmou que a coleta de resíduos na região segue o contrato firmado com o Município e que a execução do serviço depende das condições de trafegabilidade das vias. Segundo a Solurb, a precariedade da estrada pode inviabilizar ou limitar o acesso dos caminhões, especialmente em períodos de chuva, por questões de segurança operacional.

O juiz considerou que, neste estágio do processo, não é possível atribuir de forma definitiva eventual falha na coleta exclusivamente à concessionária ou às condições da via, razão pela qual determinou a continuidade da apuração. Após a apresentação do plano emergencial pelo Município, as partes e o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) deverão se manifestar antes da análise do mérito da ação.

Nesta terça-feira, a reportagem foi até o local e flagrou caminhão atolado no areião. O condutor, Robson Pereira de Matos, 34 anos, estava a caminho de empresa para entregar areia e pedra. Com uma pá, escava para tentar sair de ré. "Para a frente não vai", lamentou. (Colaborou Aline dos Santos).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.