ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Prefeitura leiloa terreno na Chácara Cachoeira com valor inicial de 15,4 milhões

“Área verde”, imóvel tem 6.521 metros quadrados e hoje serve de estacionamento irregular

Por Ketlen Gomes | 14/08/2025 08:25
Prefeitura leiloa terreno na Chácara Cachoeira com valor inicial de 15,4 milhões
Terreno da prefeitura que ocupa todo o quadrilátero de área nobre da Capital irá a leilão. (Foto: Henrique Kawaminami)

Foi publicado nesta quarta-feira (13) o edital de leilão de um imóvel da Prefeitura, localizado no bairro Chácara Cachoeira, área nobre de Campo Grande. O terreno, classificado como “área verde”, fica em frente à Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) e funciona para estacionamento irregular. A área teve valor inicial estipulado em R$ 15.416.817,78.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande publicou edital para leilão de um terreno de 6.521 metros quadrados no bairro Chácara Cachoeira, área nobre da cidade. O imóvel, classificado como "área verde" e localizado em frente à Uniderp, tem lance inicial de R$ 15,4 milhões. O leilão online será conduzido pela casa de leilões Hammer, com abertura oficial em 11 de setembro. O terreno, atualmente utilizado como estacionamento e ocupado por lanchonetes há mais de 20 anos, foi declarado sem utilidade pela administração municipal, que justifica a venda como medida estratégica para potencializar ativos ociosos.

O leilão será realizado de forma online. Os lances começaram nesta quarta-feira, mas a abertura oficial da sessão ocorrerá no dia 11 de setembro, às 9h (horário de MS). Vencerá quem apresentar o maior lance. A operação será conduzida pela casa de leilões Hammer.

O preço foi definido com base no Laudo de Avaliação nº 197/2024, elaborado pela Gerência de Fiscalização e Avaliação Imobiliária. Segundo a prefeitura, interessados poderão fazer vistoria prévia no local, que possui área de 6.521 metros quadrados. O agendamento deve ser feito junto à Coordenadoria de Gestão de Áreas Públicas.

Questionada sobre o motivo do leilão, a prefeitura informou apenas que a medida é autorizada pela Lei Municipal nº 4.919, de 28 de dezembro de 2010, que permite a alienação desta e de outras áreas pertencentes ao Executivo municipal.

No edital, a administração afirma que o imóvel público está atualmente sem utilidade para a gestão. A Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) declarou que não há projeto para o espaço, e a EMHA (Agência Municipal de Habitação) disse não ter interesse na área.

“A alienação de imóveis públicos desocupados é uma medida estratégica adotada por muitos municípios com o objetivo de potencializar o uso de ativos ociosos, promovendo o desenvolvimento econômico, social e tecnológico”, justificou a prefeitura no documento.

Prefeitura leiloa terreno na Chácara Cachoeira com valor inicial de 15,4 milhões
Durante o dia e a noite, o local é utilizado como estacionamento e também abriga lanchonetes. (Foto: Paulo Francis)

O local também foi alvo de protestos devido ao uso irregular do terreno para estacionamento. Manifestantes questionaram a prefeitura, alegando que haviam sido despejados de área invadida no Bairro Lagoa Park, enquanto as pessoas que utilizavam a área para estacionamento irregular estariam sendo privilegiadas.

Na época, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) enviou uma retroescavadeira até o local para fazer a limpeza da área e deixou o terreno irregular. No entanto, meses depois o local voltou a ser utilizado como estacionamento, o que segue até hoje, e também abriga lanchonetes. Segundo os proprietários, eles estão no local há mais de 20 anos e cuidam da manutenção diária, incluindo a limpeza da área.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News