Litoral sul da Bahia, lugar de belas praias, diversão e história

Quem pensa que o melhor da Bahia está em Salvador, não sabe o que está perdendo. O sul do estado tem vários destinos paradisíacos imperdíveis a poucos quilômetros de distancia um do outro, como Porto Seguro, Ilhéus, Troncoso, Arraial d'Ajuda, Santa Cruz Cabrália e Caraíva, por exemplo. São lugares de belas praias, belas paisagens, muita diversão e, também, de muita história da época do descobrimento do Brasil.
Mesmo quem nunca esteve em Porto Seguro, com certeza já ouviu falar ou leu nos livros de história sobre o descobrimento do Brasil. Foi na costa de Porto Seguro que as caravelas portuguesas chegaram no início do século 16, em 1503. O Marco do Descobrimento, talhado em pedra, segue exposto, desde então, no centrinho da cidade. É onde estão as raízes do Brasil. Na Reserva Indígena Pataxó, localizada ao norte de Porto Seguro, vivem mais de 30 famílias de nativos.
Diversão e conhecimento da história do Brasil, caminhando juntos onde há opções para todos os gostos. Na praia o visitante se refresca com drinques e cerveja gelada, curte atividades como futebol de sabão e pode almoçar ou petiscar, e os que gostam de dançar aprendem as coreografias baianas mais famosas do momento. A Passarela do Descobrimento é puro agito, principalmente à noite. São dezenas de restaurantes, bares e barracas de comida típica ou artesanato espalhadas por lá. Há sempre shows ao vivo e muita gente animada.
Quem curte uma faixa de areia agitada, não pode perder a praia de Taperapuan, mas também há trechos de areia lindos e bem tranquilos, como Ponta Grande, onde o turista se depara com uma grande diferença entre as marés baixas e altas durante o dia. Um dos passeios imperdíveis para se fazer a partir da cidade é o Parque Marinho de Coroa Alta (leva-se pouco mais de uma hora até lá), um paraíso no litoral sul baiano. Ali se formam piscinas naturais e bancos de areia e, quando a maré está baixa, a paisagem fica ainda mais impressionante.
Dá para passear pelos arrecifes e observar peixinhos. Na ida até o parque, o tour passa por Santo André, vilarejo tranquilo e paradisíaco do município de Santa Cruz Cabrália. São cerca de 13 km de costa praticamente deserta, praias cercadas de coqueiros e recifes, que formam piscinas naturais. A Ponta de Santo André é imperdível: nesse trecho de praia, o rio João de Tiba encontra o Atlântico, trazendo à tona um cenário natural cinematográfico.
Há passeios imperdíveis e próximos para quem deseja explorar a região. Arraial d'Ajuda é a cidade mais próxima de Porto Seguro. Fica a menos de 8 km de distância. À noite, a rua do Mucugê é diversão pura, com turistas subindo e descendo a rua de pedras em busca de um bar ou restaurante ou visitando as lojas locais. Quem quiser pernoitar por ali passa muito bem, já que Arraial conta com ótimos hotéis e lindas praias, como as do Araçaípe e da Pitinga, onde as falésias dominam a paisagem. Vale reservar um dia (ou metade dele) para visitar o Arraial Eco Parque, um parque aquático que fica na praia do Mucugê. Além dos toboáguas e piscina de ondas, o parque preserva a vegetação nativa (o que proporciona bastante sombra) e tem saída para a areia.
Outro destino da região que vale uma visita é Trancoso, antiga vila hippie. O Quadrado, enorme praça cercada por casas coloridas e pela simpática igreja de São João Batista, é parada obrigatória tanto de dia quanto à noite. Há boas opções para comer por ali, como o restaurante Jacaré do Brasil, tradicional, badalado e cheio de opções de drinques e petiscos, e espaços culturais, como o ateliê da artista plástica Joana Vieira, aberto à visitação. Outro grande artista que escolheu Trancoso como lar foi Hugo França, famoso por usar madeira de árvores mortas na confecção de esculturas e móveis. Seu ateliê recebe visitantes e também dá espaço à exposição de outros artistas.
Enquanto Trancoso foi se sofisticando com o passar dos anos, Caraíva manteve sua veia mais rústica e com acesso só de barco. Quem estiver percorrendo o sul da Bahia de carro, pode deixar o veículo no estacionamento que fica ao lado da saída das canoas, onde é preciso tirar o calçado porque as ruas seguem sendo de areia. O povoado é conhecido pelos cenários que o encontro do rio Caraíva e o mar proporcionam. Na praia da Barra, o abraço entre as águas doce e salgada pode ser aproveitado ao máximo. Já na praia do Satu, mais ao norte, praticamente deserta, corais formam piscinas naturais na maré baixa.

De Caraíva, não é difícil chegar à praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil. O trecho de areia pertence ao distrito e dá tanto para chegar até lá de carro, percorrendo pouco mais de 20 km de estrada de terra, de barco, em passeios com operadores turísticos, quanto a pé, pela areia (mas voltando de táxi; nesta opção, há que se combinar com um taxista de Caraíva o horário de retorno).
Então, se ficou animado com as dicas do site VamosLatam está na hora de planejar sua viagem para o litoral sul da Bahia. Seu roteiro pode ser montado com Porto Seguro como base dos seus passeios pela região. Há opções de voos partindo de Campo Grande para Porto Seguro com troca de avião em São Paulo, só definir as datas, escolher as melhores condições conforme o seu orçamento e bora lá desbravar o melhor da costa brasileira.