ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Profissionais questionam atraso no pagamento do piso da enfermagem

Instituições de saúde de Campo Grande receberiam valor para pagar 1ª parcela até dia 6, prometeu prefeita

Cassia Modena | 08/09/2023 10:07
Profissionais da enfermagem no pronto-socorro da Santa Casa (Foto: Arquivo/Santa Casa)
Profissionais da enfermagem no pronto-socorro da Santa Casa (Foto: Arquivo/Santa Casa)

A expectativa de receber salário incrementado com parcela referente ao piso salarial nacional da enfermagem causa frustração entre a maioria dos profissionais da área em Campo Grande.

Eles questionam a promessa da prefeita Adriane Lopes (PP) de que o repasse de verba para o pagamento seria feito nesta última quarta-feira (6), antes do feriado de Independência, a todas as instituições que prestam atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) na Capital.

Até as 9h desta sexta-feira (8), técnica de enfermagem da Santa Casa da Capital e os colegas não receberam o acréscimo salarial em suas contas bancárias. Ela relata que contava com esse dinheiro e que os profissionais da instituição estão aflitos por ainda não haver justificativa para o atraso. A funcionária preferiu não ser identificada.

A Santa Casa informou via assessoria de imprensa à reportagem que não recebeu repasse da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Assim, não houve depósito da parcela para os profissionais.

O Hospital Adventista do Pênfigo também deveria ter recebido o repasse. A assessoria também confirmou que o valor prometido não chegou aos cofres da instituição.

Hospital que também será contemplado, o São Julião confirmou que ainda aguarda a verba da Sesau.

Sem resposta - O Campo Grande News questionou a Sesau e a Prefeitura de Campo Grande sobre os motivos que provocaram o atraso do repasse às instituições. Até o fechamento desta matéria, nenhuma resposta foi recebida. O espaço segue aberto.

R$ 11,8 milhões - É o valor total que o Município enviará para as instituições que atendem pelo SUS em Campo Grande, referente ao pagamento retroativo do piso nacional da enfermagem, de maio até agosto.

No dia 6 de setembro, conforme declaração da prefeita Adriane Lopes, seria repassado o valor de uma primeira parcela para que, então, as instituições pudessem fazer depósitos nas contas dos auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros contemplados com o pagamento do piso instituído por lei.

Em 12 de maio, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 14.581/23, que garante R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso nacional da enfermagem. O Ministério da Saúde efetuou repasses do montante aos municípios que, por sua vez, devem distribui-lo para pagamento às instituições credenciadas para atendimento via SUS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

(*) Matéria atualizada às 12h27 para acrescentar informação sobre o Hospital São Julião.

Nos siga no Google Notícias