ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  11    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Operação da Polícia Federal mira contrabando de cigarro e faz buscas em MS

Mandados foram cumpridos nesta quinta-feira em Dourados e cidades do interior paulista

Por Helio de Freitas, de Dourados | 11/12/2025 09:29
Operação da Polícia Federal mira contrabando de cigarro e faz buscas em MS
Carga de cigarro paraguaio em bitrem interceptado pela PRF em Caarapó, em novembro (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (11) a Operação Paliteiro, para desarticular associação criminosa que atua no contrabando de cigarro em São Paulo e Mato Grosso do Sul. A linha internacional entre o Paraguai e cidades sul-mato-grossenses é a principal rota do produto produzido em território paraguaio e introduzido no mercado brasileiro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Federal deflagrou a Operação Paliteiro para combater o contrabando de cigarros entre Paraguai e Brasil. A ação, conduzida pela delegacia de Presidente Prudente (SP), realizou buscas em três cidades que fazem parte da rota do produto: Presidente Prudente, Garça e Dourados.Em novembro, uma apreensão significativa ocorreu em Caarapó (MS), quando a PRF interceptou um bitrem com 40 mil pacotes de cigarro Eight, marca produzida pela empresa do ex-presidente paraguaio Horacio Cartes. O motorista, reincidente no crime, foi preso ao tentar fugir durante a abordagem.

Conduzida pela delegacia da PF em Presidente Prudente (SP), a operação cumpriu mandados de busca e apreensão naquela cidade, em Garça – na região de Bauru (SP) – e em Dourados. Coincidentemente, as três cidades estão na rota dos carregamentos que saem do Paraguai rumo à capital paulista e ao Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam que o grupo criminoso alvo da operação de hoje se especializou no transporte e comércio de cigarros irregularmente introduzidos no país a partir do Paraguai, com distribuição em municípios paulistas.

Durante a ação, foram apreendidos celulares e outros materiais que serão encaminhados à perícia criminal federal para aprofundamento das investigações.

Apesar do crescimento de fábricas clandestinas de cigarro funcionando em grandes cidades do Brasil, boa parte do produto ilegal encontrado em território nacional ainda vem do Paraguai através de organizações criminosas baseadas na fronteira.

Bitrem – No dia 12 de novembro deste ano, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu 40 mil pacotes de cigarro da marca Eight. As 800 caixas, cada uma com 50 pacotes, estavam em uma carreta bitrem basculante com placa de Rio Brilhante, parada na BR-163, município de Caarapó.

Quando os policiais pediram a documentação da carga, o motorista Gilvamar dos Santos Lima, de 44 anos, saiu correndo em direção a uma mata na beira da rodovia, mas foi alcançado e preso. Ele disse que tentou fugir porque é reincidente, pois havia sido preso pela PRF pelo mesmo crime, em 2023.

Gilvamar contou que foi contratado para pegar a carreta com os cigarros em Eldorado, no extremo-sul do estado, e levar até Campo Grande. A carga possuía 8 milhões de unidades. O cigarro Eight é um dos mais conhecidos no Brasil. É produzido pela empresa Tabacalera del Este, pertencente ao ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.