Quanto maior o número de infecções, mais rápido o envelhecimento
Observe fotos ou filmes antigos. Neles, as pessoas de tua idade parecem mais envelhecidos que você. O motivo é que eles estavam mais vulneráveis às infecções. Quanto mais grave e mais frequente forem as infecções, mais rápido você envelhecerá ou morrerá. Antes das vacinas, pessoas de meia-idade viviam uma vida devastada por infecções desde a infância.
O caso do pouco conhecido “citomegalovírus” (CMV).
Os pacientes com HIV, ainda que hoje existiam medicamentos potentes, são de cinco a sete anos mais velhos biologicamente do que sua idade constante nos documentos. Mas você acredita que não terá HIV. Todavia, há um verdadeiro batalhão de bactérias, vírus, fungos e outros micróbios te rondando, esperando a hora do ataque. Um exemplo é um vírus chamado “citomegalovírus” (CMV). É provável que você nunca tenha ouvido falar dele, mas, na verdade, trata-se de uma infecção muito comum. Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, praticamente todos já foram infectados por ele ao atingirem a idade adulta. É um membro da família dos vírus que causam herpes.
Você nunca se livrará do citomegalovírus.
Não se pega herpes labial por causa do CMV, mas, assim como outros herpesvírus, ele é crônico. Uma vez infectado, você nunca mais se livrará dele. O CMV é transmitido de pessoa para pessoa por meio de fluidos corporais, como, por exemplo, um mero beijo de língua. A natureza crônica de uma infecção por CMV deixa o sistema imunológico louco. Em pessoas infectadas, 10% das células de teu sistema imunológico podem estar ocupadas tentando combatê-lo todos os dias. É evidente que isso esgota os recursos do sistema imunológico e o distrai de outros inimigos.
O primo maldito.
Dessa forma, o CMV, como muitos outros micróbios, aumenta as chances de outras infecções. Você nem percebe, mas ele está te envelhecendo muito. Temos um bom arsenal de defesas contra vários micróbios - seu nome, muito difamado atualmente, é “vacina”. E o CMV tem um “primo”. Chama-se vírus Epstein-Barrr (EBV). Também é crônico e infecta todo mundo antes da idade adulta. Você tem todo o direito de não se vacinar, mas saiba que envelhecerá muito mais que aqueles de tua idade que se vacinam.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.





