ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Cresce o número de motoristas e entregadores que usam veículo próprio no Estado

Em 12 anos, total de trabalhadores que dependem de carro ou moto para atuar saltou de 33 mil para 78 mil

Por Kamila Alcântara | 19/11/2025 14:45
Cresce o número de motoristas e entregadores que usam veículo próprio no Estado
Pelo retrovisor do veículo, trânsito mostra motociclista acompanhado de um garupa e um ônibus de transporte coletivo (Foto: Osmar Veiga)

O trabalho feito em veículo próprio, que inclui motoristas de aplicativo, taxistas, entregadores e outros profissionais cuja atividade depende diretamente de um automóvel, cresceu de forma acelerada em Mato Grosso do Sul nos últimos 12 anos. O novo levantamento divulgado nesta quarta-feira (19) mostra que o Estado praticamente dobrou o número de pessoas nesse tipo de ocupação.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O trabalho com veículo próprio em Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo nos últimos anos, saltando de 33 mil para 78 mil profissionais entre 2012 e 2024, um aumento de 136%. O estado ocupa a quarta posição nacional em percentual de trabalhadores que dependem do próprio veículo.O empreendedorismo também se destaca no estado, com 56,4% dos ocupados atuando em estabelecimento próprio. Entre os 365 mil trabalhadores por conta própria e empregadores, 150 mil possuem CNPJ, maior índice da série histórica. Os homens representam a maioria, com 234 mil profissionais nessas categorias.

Em 2012, 33 mil pessoas trabalhavam dessa forma, o equivalente a 3,7% dos ocupados no Estado. Em 2024, esse total saltou para 78 mil trabalhadores, ou 6,9% dos ocupados. O crescimento de 136% em pouco mais de uma década mostra o quanto o carro, a moto e até a bicicleta passaram a ser ferramentas centrais de sobrevivência econômica.

Apesar da tendência de longo prazo, o número apresentou uma leve baixa entre 2023 e 2024. Em 2023, o Estado havia registrado o recorde da série: 79 mil pessoas trabalhando sobre rodas. No ano seguinte, caiu para 78 mil. A diferença é pequena e não altera o movimento de expansão que marcou os últimos anos, principalmente após a popularização dos aplicativos de transporte e entrega.

Quando comparado aos demais Estados, Mato Grosso do Sul ocupa a 4ª posição nacional em percentual de ocupados nessa condição. O topo do ranking é dominado pela região Norte: Amazonas aparece em primeiro lugar, com 7,6% dos ocupados nessa categoria, seguido pelo Acre, com 7,4%.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.