ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Audiência vai discutir plano nacional para diminuir vítimas no trânsito

Evento no Detran de Campo Grande reunirá órgãos públicos e sociedade para definir metas de segurança viária

Por Kamila Alcântara | 19/11/2025 16:35
Audiência vai discutir plano nacional para diminuir vítimas no trânsito
Policial militar atende uma ocorrência de trânsito com morte, no bairro Aero Rancho em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

Mato Grosso do Sul vai discutir publicamente as metas para reduzir mortes no trânsito, tema que voltou a ganhar urgência diante dos números recentes do Estado. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública, o Conselho Estadual de Trânsito e a Polícia Rodoviária Federal anunciaram uma audiência pública para apresentar e debater a aplicação do PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul realizará audiência pública no dia 4 de dezembro para discutir o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). O evento, que acontecerá no auditório do Detran, reunirá autoridades e sociedade civil para estabelecer metas de redução de acidentes.A iniciativa surge em um momento crítico: o estado registrou 202 mortes no trânsito até agosto de 2025, com média de uma vítima a cada 26 horas. Em 2024, foram contabilizadas 365 vítimas fatais, evidenciando a urgência de medidas efetivas para reverter este cenário preocupante.

O evento será no dia 4 de dezembro, das 8h às 12h, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito, na MS-080, em Campo Grande. A audiência será aberta a toda a sociedade e deve reunir representantes de órgãos públicos, entidades civis, integrantes do sistema de justiça e setores ligados ao trânsito, à saúde, à educação, ao transporte e à infraestrutura.

A ideia é permitir que o governo e a população discutam juntos como o Estado vai construir e monitorar metas para reduzir o número de vítimas, considerando o número de habitantes e a frota de veículos.

O debate chega em um momento em que o trânsito sul-mato-grossense apresenta números preocupantes. Até agora, Mato Grosso do Sul registrou 292 mortes, segundo dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. A média se mantém próxima de uma vítima por dia, o que significa que uma pessoa perde a vida no trânsito a cada 26 horas.

A maior parte das vítimas é formada por homens, seguida por mulheres e por um grupo menor de registros sem identificação de gênero. Adultos predominam nas estatísticas, mas também há mortes envolvendo idosos, jovens, adolescentes e crianças.

Na análise mês a mês. é possível ver que agosto se tornou o período mais letal deste ano, com 44 mortes, seguido por julho, que registrou 39 ocorrências. Em novembro, até agora, já são seis óbitos contabilizados no Estado.

O retrato não é novo. Em 2024, entre janeiro e julho, o Estado registrou 195 mortes no trânsito. Naquele ano, janeiro liderou o ranking com 37 mortes, seguido por junho, com 34, e abril, com 30.

Fevereiro teve 26 óbitos, março registrou 24, maio somou 25 e julho encerrou o período com o menor índice, apenas 19 mortes. No total, o ano passado terminou com 296 ocorrências com vítimas fatais e 365 vidas perdidas no Estado.

O edital prevê que qualquer pessoa poderá se manifestar durante o evento, desde que esteja inscrita, com tempo de fala limitado a três minutos. A condução será feita pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, pela presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Regina Maria Duarte, e pelo superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul, João Paulo Pinheiro Bueno.

A audiência atende à Lei Federal 13.614 de 2018 e à Resolução 1004 do Conselho Nacional de Trânsito que estabelecem a necessidade de participação social na definição das metas e no acompanhamento das ações de redução de vítimas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.